sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Blog do Altino




A segunda postagem de Altino Machado no seu blog data de 26 de Outubro de 2004 e é a respeito de Liberdade de Imprensa. Três dias depois, denunciou um caso de tortura onde um pedreiro teria sido preso e torturado nas dependências de uma delegacia em Rio Branco. No próximo dia, colocou um post extraído do site Caverna da Lua de Saturno referindo-se à censura:

“A última proeza do Astronauta de Mármore foi reservar espaços para quem queira falar bem ou mal do governador Jorge Viana. Pincei de lá, o bom debate que se estabeleceu entre os jornalistas Antonio Alves e Angélica Paiva sobre liberdade de imprensa no Acre”. (Altino Machado)

Dali por diante, muitos tópicos de igual teor político-cultural foram ao ar. O blog é considerado por várias pessoas como o mais influente e importante do Acre como cita a escritora global Glória Perez quando diz que "Altino Machado escreve o blog mais famoso do Acre" ou como afirma um dos mais conhecidos blogueiros do Brasil, Ricardo Noblat, “Altino Machado é o melhor blogueiro do Acre". Outros nomes reconhecidos nacionalmente deixaram seus comentários, e Altino os reproduz em sua página como atestado de reconhecimento por seu trabalho.

"O weblog do Altino Machado é o veículo de comunicação mais temido e bem informado do estado. Quando o governador quer que alguma notícia repercuta além da imprensa oficial, é para Altino que ele liga, apesar de eventualmente levar uma cutucada de seu blog". (André Vieira - Rolling Stone)

Isso sem citar as dezenas de leitores que respondem aos tópicos do blog, muitas vezes incitando um debate fervoroso. Ajuda neste tipo de direcionamento o fato de em seu blog Altino fazer questão de moderar os comentários, que são acompanhados por ele um a um. Assim o jornalista filtra os comentários que considera desnecessários. Infelizmente, há também aqui os prós e os contras, pois se por um lado nivela os comentários pelos padrões do autor do blog, por outro pode criar acusações de censura devido aos comentários não publicados.

Para não cansar o leitor com o seu tema principal, voltado à política, Altino usa a estratégia de interpor a estes, assuntos de interesse popular (como o do barco-hospital João Sobrera, que foi tragado pelas águas), corriqueiros (as Karas do Boto) e outros que sejam de interesse popular mas que tenham um certo teor crítico (Holarias) , mas muitas vezes estes assuntos se interligam. A estratégia parece funcionar. Acessando o Blog em três datas distintas, cinco vezes por dia, não houve uma única ocasião em que estavam on-line no blog menos que 15 leitores. Através de suas estatísticas, disponibilizadas no próprio blog, constata-se que desde setembro de 2008, quando iniciou a contagem, até 14 de dezembro de 2009, data de meu último acesso ao blog, foram 437.814 visitantes únicos, sendo que por ida, a média de visitantes ao blog é de 893, enquanto na última hora 80 pessoas haviam acessado o blog e na data, 945 visitantes únicos tinham acessado o blog até as 18:45. Pode não parecer à primeira vista, mas é muita coisa. O site do Senador Tião Vianna, por exemplo, não possuía mais que seis visitantes on-line em nenhuma das cinco vezes em foi acessado na mesma data.

O blog possui diversos links para continuar a navegação pela web, entre eles afetos e desafetos do jornalista, mas que em seu conjunto constituem uma valiosa fonte de consulta sobre os assuntos diversos que são também encontrados no blog do Altino, política, história, cultura, arte, notícias, jornalismo e generalidades, por isso, após uma extensa visitação nas páginas internas e em todo o arquivo do blog, não se deve deixar de seguir o percurso através destes links, que levam a caminhos tão distintos quanto os encontrados por Altino em seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário