sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Evolução - Ciência vs Religião




Filmada em locais por todo o mundo, esta mini-série da PBS explica de forma engajada a Teoria da Evolução, que é a base para o entendimento da Biologia. O episódio sobre Charles Darwin é o melhor. É legal ver os heróis da era vitoriana, Adam Sedgwick e Richard Owen, assistindo uma apresentação do jovem Darwin que acabava de trazer fósseis de mamíferos impressionantes da América do Sul para a Inglaterra. Darwin, sua famímia e o capitão Fitzroy são apresentados como pessoas verdadeiras, embora Fitzroy apareça quase como um fanático religioso. Sabe-se que não era assim na vida real, mas era um homem devoto.
O enérgico orador Huxley enfrenta o Bispo Wilberforce no famoso debate sobre evolução e se diverte com a disputa verbal numa boa cena.

O episódio final nos leva aos lares de alguns estudantes do Colégio Wheaton, um colégio americano cristão fundamentalista, e à luta dos seus professores de ciência para continuarem a falar livremente sobre evolução (uma ciência). O episódio realmente abre nossos olhos sobre a opressão que ainda existe na América arcaica. Nos leva a um mundo selvagem, atrasado e depressivo das mentes controladoras fundamentalistas de Ken Ham e seus ministros Criacionistas. Este programa não é propaganda para a evolução. Minha experiência pessoal com o controle do ensino contra a evolução nas igrejas fundamentalistas me mostrou que o problema é bem real e o episódio final da PBS não exagerou em nada.


Sinopse do Episódio:
Nenhuma outra teoria científica provocou - e ainda provoca - reação maior que o darwinismo. Saiba das razões por trás desse conflito e até que ponto ciência e religião são incompatíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário