domingo, 30 de agosto de 2009

Link-se: arte/mídia/política/cibercultura

O texto Blogs: Existo, logo publico, de Giselle Beiguelman, é um capítulo de um livro de textos coletados em sites, revistas e jornais entre 2001 e 2005 chamado Link-se: arte/mídia/política/cibercultura, e aborda de maneira geral, e bem resumida (propositalmente para aproximar-se da literatura rápida dos blogs) a nova realidade do mundo, cada vez mais conectado e interligado. Mas de maneira mais aprofundada, trata especificamente de uma das ferramentas responsáveis por esta revolução na comunicação, o fenômeno dos blogs.
A autora começa tecendo uma rápida (no melhor estilo blogado de escrever) explicação sobre o que é e para quê serve um blog, passa rapidamente por sua história e apresenta inclusive números que comprovam seu raciocínio, como no exemplo de que digitando a palavra blog no Google (outro marco da recente revolução), em janeiro de 2003, foram identificados 3.390.000 indicações, enquanto em agosto de 2005, a mesma busca retornou 145.000.000 de indicações. Números extremamente reflexivos.
Não foi esquecido no texto, comentários acerca das funcionalidades interativas sem necessidade de experiência em códigos de programação dos blogs, fator visivelmente responsável por grande parte de seu sucesso, assim como também não ficou de fora ao menos uma pequena parcela crítica, lembrando que a cultura comumente aceita do falso romantismo do grátis não passa de ilusão do mundo virtual. Em contrapartida, cita-se, como não poderia deixar de ser, a liberdade de informação dos blogs e o fato de grandes gigantes da comunicação, como o New York Times, estarem se rendendo aos blogs, afinal, no mundo virtual é preciso acompanhar as mudanças mais rápido que fora dele.
Entretanto, o mais importante é o que encontramos no final do artigo, onde fica claro que todas as mudanças tecnológicas são mero pano de fundo para uma transformação maior, a do próprio homem.

Referência Bibliográfica:

Beiguelman Giselle, Link-se: arte/mídia/política/cibercultura

Acesse: http://books.google.com.br/books?id=T78X2vHPWRwC&printsec=frontcover&source=gbs_v2_summary_r&cad=0#v=onepage&q=&f=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário