quinta-feira, 13 de agosto de 2009

XIV. ARTE, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Para iniciar o blog TecnoarT nada mais interessante que o artigo abaixo, que envolve todas as questões relaconadas:


Uma das formas de se discutir a relação entre Tecnologia e Sociedade é através da Arte, uma vez que a Arte explora ao limite as possibilidades tecnológicas junto com questões estéticas, éticas e lógicas, construindo atitudes e pensamentos que afetam e se deixam afetar pela sociedade.
Ao menos desde os anos 60 a Arte trabalha intencionalmente com a tecnologia em seu conceito amplo, denominando essa manifestação de Arte-Tecnologia. Destacar as implicações decorrentes deste binômio no contexto da Sociedade assim como ressaltar os aspectos sociais que vêm sendo discutidos pela Arte desde este período com certeza provocará resultados de grande relevância.
É notório o número cada vez maior de pesquisas no campo das relações entre a Arte e a Tecnologia. Parte destes resultados está em função da maior oferta de financiamento dos órgãos de fomento e dos resultados obtidos, se desdobrando em mais projetos e qualidade nas publicações. Atualmente, estamos atravessando um período de grande efervescência de discursos artísticos, principalmente aqueles que têm por base o aspecto de certa subordinação do indivíduo a diretrizes técnicas, isto é, à lógica, muitas vezes em detrimento da estética e da ética. Esta subordinação limita a subjetividade e um outro modo de apreensão e expressão. Por isso a proposta deste Grupo de Trabalho é evidenciar tanto esses discursos, quanto outros, que andam na contra-mão da instrumentalização em si mesma, revelando-se fundamental em pesquisas que relacionam a Tecnologia com a Sociedade. Entendendo tanto Arte quanto Tecnologia como elementos intrínsecos e indissociáveis das sociedades, isto é, que não há Arte ou Tecnologia senão vinculadas às linguagens, aos processos, às práticas e aos resultados dos mecanismos culturais, os objetivos deste Grupo de Trabalho são explorar as interações existentes e as perspectivas de associações entre estes dois campos no interior da vida social.
Nesta perspectiva, o Grupo de Trabalho se destina a abordar discussões teóricas, no entorno das linguagens artísticas, dos processos, dos discursos, das poéticas e dos mecanismos de produção artística, pensadas a partir de suas inter-relações com os aspectos conceituais e formais da Tecnologia. A delimitação temática deste Grupo de Trabalho está:

 nas investigações dos fenômenos artísticos;
 nos processos tecnológicos e de significação;
 nas influências da percepção das diversas manifestações artísticas;
 nos discursos das imagens, sejam elas artesanais ou técnicas (fotografia,
televisão, cinema e vídeo);
 nas questões de recepção e interação da obra com o público;
 nas questões de autoria e co-autoria;
 nas questões da cultura digital;
 na análise da utilização das imagens inseridas no campo social.
Sempre sob a perspectiva das interações sociais, a abordagem pretendida é
interdisciplinar, centrando seu interesse nas linguagens, nos processos e práticas sociais
que levem em conta a Arte e a Tecnologia.

Fontes:

Texto: http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/tecsoc2009/pdfs/gt14.pdf
Ilustrações: http://mritt.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário