sábado, 22 de agosto de 2009

Rammstein



O nome da banda vem de um acidente aéreo acontecido na pequena cidade alemã Ramstein em 1988, durante uma exibição em que três aviões italianos colidiram e caíram em cima da platéia, provocando a morte de setenta pessoas. A banda decidiu então pôr um "M" a mais no nome da banda. "Rammstein" literalmente pode ser traduzido como aríete*. Das bandas que cantam em alemão é a que atingiu maior sucesso fora da Alemanha, principalmente com o segundo álbum "Sehnsucht" (1997), depois com "Mutter" (2001) e "Reise, Reise" (2004), alcançando então o ápice do sucesso. O seu último trabalho, inicialmente anunciado como "Reise, Reise (vol.2)", acabou por ser denominado "Rosenrot" (2005).

A banda freqüentemente usa efeitos pirotécnicos, fortes efeitos de iluminação além de um aspecto teatral nos seus concertos, produzindo um visual impressionante mas sobretudo cativante, mesmo para quem não gosta da sua música.


Letras e Estilo
Apresentação ao vivo com efeitos pirotécnicosOs Rammstein não se enquadram num gênero musical específico. O seu estilo é considerado industrial metal, porém os próprios membros da banda chamam seu estilo de "Tanz Metall". Como óbvio na sua música industrial ela está sempre associada a música eletrônica, no caso do Rammstein é mais notável a influência do Techno. Acima de tudo, procuram em cada álbum fazer algo diferente do anterior, não mantendo um estilo. Apesar da banda demonstrar brutalidade na sua imagem, há senso de humor e protesto político nas letras. Algumas letras estão escritas de maneira dúbia, passíveis de terem dupla interpretação, podendo dizer-se que o sentido da letra varia segundo o ouvinte.

No final, são considerados mais como Neue Deutsche Härte (trad.: Nova Dureza Alemã, dureza relacionada com os vínculos ao estilo musical Heavy Metal)


Discografia
Álbuns

O primeiro álbum da banda foi Herzeleid (Dor de Coração) que foi gravado em Setembro de 1995 e pouco depois foi lançado nos Estados Unidos. A continuação do Rammstein foi com o álbum Sehnsucht (Saudade), liberado na Inglaterra em 1997. Em fevereiro 1998, o CD foi lançado nos Estados Unidos pela gravadora Slash. Em 1999, a banda lançou o álbum ao vivo Live Aus Berlin (Ao vivo em Berlin), essa mesma coletânea ao vivo gerou o DVD Live Aus Berlin. Em 2001 lançaram o álbum Mutter (Mãe), as gravações de Mutter foram repletas de intrigas entre os membros do Rammstein, que tinham idéias diferentes uns dos outros, isso quase acabou com a banda. 2004 foi o ano de lançamento do álbum Reise, Reise (Viagem, viagem) e no ano seguinte, 2005, foi lançado o álbum Rosenrot (Rosa Vermelha). Em 2006 foi lançado o CD/DVD Völkerball(Baile do povo).


Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rammstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário