quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Visita ao Louvre









Roteiro para Plano de Aula em Arte

Alunos: Fábio Gonçalves de Carvalho Ferreira, Mardilson Torres, Zurei do Carmo Couto

Nome da Atividade: Visita ao Louvre

Fundamentos teóricos:
Tecnologia; museu; pesquisa; aprendizado, cultura.

Objetivos:
Geral
Explorar o potencial educativo de museus e exposições virtuais através de uma visita virtual ao museu do Louvre, em Paris pelo site: http://www.louvre.fr/ (atalho: http://www.louvre.fr/llv/musee/visite_virtuelle.jsp?bmLocale=fr_FR)
Mostrar como a tecnologia pode aproximar as culturas e as pessoas

Específicos
·Objetivos cognitivos:
·Conhecer os principais artistas franceses.
·Conhecer o Museu do Louvre e sua história.

Objetivos comportamentais:
·Aprimorar as habilidades dos alunos em relação a exploração virtual.
·Um conhecimento mais profundo das tecnologias.
·Desenvolver o gosto pela arte visual.

Conteúdo:
· Vues architecturales> Panorâmica dos exteriores do museu, onde pode-se ver com ênfase a pirâmide de vidro que é marca registrada do museu, preparando o aluno para a visita interna. Os alunos devem ser levados a visualizar a arquitetura, o contraste entre os prédios e as pirâmides, as fontes, os arcos, etc.
· Antiquités orientales
· Antiquités grecques, étrusques et romaines
· Arts de lIslam
· Sculptures
· Objets dart
· Peintures> Observar os detalhes, as molduras e suas cores (será que algum aluno conseguirá identificar alguma das pinturas nos diversos links disponíveis?)
· Arts Graphiques
· Louvre medieval> Observar os caminhos possíveis na visita e as informações extras de algumas obras e seus detalhes.
· Antiquités égyptiennes> Observar os caminhos possíveis na visita e as informações extras de algumas obras e seus detalhes.
O roteiro inicial sugerido pode ser livre, mas as visitas ao Louvre médiéval, Antiquités égyptiennes, devem ser deixados por último, pois são rotas ricas em informações e caminhos distintos a seguir dentro da visita.

Tempo:
02 aulas.

Metodologia:
Realizar pesquisas prévias sobre o Museu e a cultura francesa.
Mostrar previamente algumas imagens relacionadas ao museu e explicar alguns conceitos básicos.
Explicar como realizar a visita pelo site, principais comandos, significados dos ícones que irão ver como andar pelo museu e funcionamento da idéia de uma visita virtual.
A sala deve ser levada à sala de informática (quando a escola não possuir, uma lun house previamente agendada).
Certifique-se que todos os computadores usados tenham os programas usados na visita já instalados. (Quicktime 5)
Os alunos devem ser orientados a registrar as principais obras vistas no percurso e depois comentar suas impressões da visita, percurso, caminho seguido, obras vistas, informações conseguidas, etc.
O professor deve permanecer à disposição para esclarecer dúvidas inclusive sobre procedimentos técnicos da visita, onde clicar, os recursos disponíveis, etc.
Cada aluno deve ter um tempo limite para efetuar a visita ao museu. Alguns alunos verão menos coisas na visita, outros mais, mas isto não prejudicará o resultado final, que será avaliado de forma geral.


Recursos:
Recursos técnicos: computadores, internets;
Recursos humanos: orientadores técnicos e professores de artes
Papel, lápis e canetas.

Avaliação:
1º Aula posterior à visita
Retomar em sala os principais pontos observados na visita.
Deixar que os alunos contem uns aos outros suas impressões sobre a visita, locais que viram, deve haver troca de informações, interação.
Debater as diferenças entre cada local visitado. Estilo, cores, contexto, origens, etc.
Verificar as obras identificadas pelos alunos.
Debater sobre as diferenças entre uma visita virtual e uma real, dificuldades e facilidades em cada modalidade
Incitar o debate às questões como:
Até que ponto a tecnologia pode aproximar ou separar as pessoas?
Quais os benefícios da tecnologia?
Quais os malefícios possíveis deste tipo de evolução?
Com essas atividades, será avaliado o grau de aprendizado dos alunos.

Referência bibliográfica:
Sites:http://www.artenaescola.org.br/
http://www.louvre.fr/

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