terça-feira, 16 de agosto de 2011

Monitores do Floresta Digital participam do III Fórum Amazônico de Software Livre no Pará


Evento é ponto de encontro das comunidades, militantes e usuários de Softwares Livres da região Norte

 Sete monitores dos telecentros do Floresta Digital no Acre foram selecionados pelo programa Telecentros.BR para participarem do III Fórum Amazônico de Software Livre (FASOL), que ocorrerá entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro de 2011 no Instituto Federal do Pará - IFPA, Campus Santarém. Irão representar o Acre monitores de Rio Branco, Epitaciolândia, Feijó, Assis Brasil, Santa Rosa do Purús e Jordão, e os monitores viajarão com recursos do programa Telecentros.BR.
Monitor Márcio Valente também participou do
I Encontro de Monitores Telecentros.BR em Rio Branco
  Para a monitora Maviane Andrade, do telecentro de Epitaciolândia, o Software Livre possui uma estreita relação com a sua realidade, já que nos telecentros o sistema utilizado é sempre livre, e com cursos e oficinas voltados para esta visão. Sobre isto, o monitor Márcio da Silva Valente afirma, “Aqui em Rio Branco a cultura digital está se tornando cada vez mais comum, em todos os quatro cantos da cidade é possível ver a inclusão através do programa Floresta Digital, e o Software Livre também faz parte dessa cultura”.
Monitora Maviane Andrade
Telecentro de Epitaciolândia
 
Os dois monitores também participaram do I Encontro Presencial de Monitores do Telecentros.BR Pólo Norte, ocorrido em Rio Branco, e como ocorreu neste primeiro evento, possuem boas expectativas, “eu espero que o FASOL venha multiplicar cada vez mais o meu aprendizado para que eu possa repassar as pessoas da minha comunidade”, diz Márcio Valente. “Vamos com espírito de multiplicadores, estamos nessa para representar nosso estado, para mostrar as maravilhas e dificuldades que enfrentamos. É importante que nós monitores tenhamos consciência disso e possamos voltar fazendo nosso trabalho com cada vez mais empenho e responsabilidade, pois nosso compromisso é com a comunidade, e ela merece o melhor que possamos oferecer”, finaliza a monitora Maviane. 

  O FASOL é um evento anual, e este ano está sendo realizado pela Comunidade Open Tapajós Software Livre com o intuito de desenvolver atividades de divulgação e uso de Softwares Livres, “o FASOL já é o ponto de encontro das comunidades, militantes e usuários de Softwares Livres desta região, além de ser fonte de informações para aqueles interessados em conhecer esta filosofia”, como define o portal do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário