sexta-feira, 12 de agosto de 2011

À Mão Livre - A linguagem do desenho


"À Mão Livre" foi uma série de 26 episódios exibidos na TV Cultura no início da década de 90. Me lembro que o programa ia ao ar entre seis e sete da noite. 

Gostava muito de programas como "O Mundo de Beakman", "O Professor", "Repórter Eco", etc. Recentemente me lembrei desta fase e resolvi procurar os programas no Youtube, mas minha memória falhou, não lembrava o nome do "A Mão Livre". Pesquisei por horas no "santo" Google, perguntei no Twitter, no Facebook mas ninguém parecia se lembrar do programa e enquanto não lembrasse o nome ficaria difícil...

Mas o que me chamou atenção é que vasculhei os sites oficiais da Cultura, li e reli as páginas da  Linha do Tempo da Cultura e nada, nenhuma pista. Por acaso acabei achando a palavra chave certa e o santo Google fez mais um milagre, achei o Vídeo e refresquei minha memória. 

Porém algo ainda atormenta minha mente. Será que a Cultura esqueceu que apresentou este programa? Não há uma única referência à ele no site da TV... 

Quem desejar assistir pode ir pra lista aqui, mas também há um livro, que na verdade inspirou a série, vale a pena vasculhar pelos sebos.


"A série foi gravada nos estúdios do SENAI, com exceção do primeiro programa, gravado no Museu de Arte de São Paulo, Assis Chateaubriand, MASP, com direção de Cristina Winther e com roteiro, conteúdo e apresentação do artista plástico e arte-educador Philip Hallawell"


Livros do autor:


À Mão Livre - A Linguagem do Desenho (Melhoramentos, 1994, 13ª edição)
À Mão Livre - Técnicas de Desenho (Melhoramentos 1996, 6ª edição) 
Visagismo: harmonia e estética (Ed. Senac - SP, 2003, 2ª edição).

Sitehttp://www.visagismo.com.br/?sid=3










Nenhum comentário:

Postar um comentário