terça-feira, 9 de agosto de 2011

O RPG como ferramenta de ensino de literatura

Professores e educadores vivem procurando meios de ensinar de forma lúdica e significativa seus conteúdos aos alunos.  Em um seminário de letras, Adriane Veras e Cristiano B. dos Santos desenvolveram um trabalho científico que pode ajudar a todos entenderem um pouco mais sobre o assunto. Abaixo um trecho da obra:


Um grande problema para o educador é demonstrar a importância de conteúdos que não tenham aplicação prática imediata, mas que contribuam para formação geral do aluno, tornando-o mais capacitado para conteúdos mais complexos e para a própria vida. Você pode demonstrar a utilidade de um determinado conteúdo, colocando o aluno numa situação da qual só se sairá bem se souber usá-lo.

RPG é um jogo de interpretação, mas os jogadores não representam, pelo menos não no sentido teatral. Esta representação é verbal, se aproximando de uma leitura de texto (como a que antecede os ensaios no palco), mas sem texto. Alguns jogadores interpretam de modo descritivo, em terceira pessoa ("meu personagem faz isso, ele diz aquilo"). O objetivo do jogo não é ganhar (uma vital diferença dos outros jogos), mas completar uma história. Nem sempre o obstáculo apresentado pelo mestre é superado, ou o objetivo apresentado por
ele é alcançado, mas o personagem continua lá, ele está vivo. É como na vida, ela continua, ele poderá tentar de novo ou partir para outra aventura.

Já vimos aqui como o RPG permite ao jogador exercitar sua fantasia e torná-la aceitável em seu meio. Isso, por si só, dá ao jogo um grande papel como elemento de socialização. Ao se sentir aceito, o jogador começa a se despir de suas inibições e se expor mais à sociedade. A capacidade de integração do RPG começa na própria estrutura do jogo: é jogado em grupo, sendo que não é voltado para a competição, mas sim para a cooperação entre seus participantes. A própria história leva a isso. É um jogo que transcorre calcado no discurso, na tradição oral, no diálogo e troca de idéias.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Fonte: http://www.rpgvale.com.br/2010/01/o-rpg-como-ferramenta-de-ensino-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário