sexta-feira, 8 de julho de 2011

I Encontro Presencial de monitores da Rede de Formação do Programa Telecentros.BR

Fábio Carvalho
07/07/2011


Abertura do evento contou com a presença da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações

dsc07190.jpg  “Inclusão Digital Promovendo a Cidadania”. Sob este slogan começou ontem, 06 de Julho, o encontro regional de monitores do programa de inclusão digital Telecentros.BR, Polo Norte. O evento está sendo realizado no Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços – Campos Pereira, e vai até o dia 09 de Julho, com oficinas, debates e muita troca de experiência entre tutores e monitores, vindos  de  Rondônia, Pará e Acre. Entre os participantes também estão membros de projetos de inclusão digital e social, entre eles o Floresta Digital, Casa Brasil e Coletivo Puraqué.

   Neste primeiro dia, o destaque foi a visita da  Secretaria de Inclusão
lygia.jpg
  Secretaria Lygia Puppato no I EncontroPresencial de Monitores
   da Rede de Formação do programa TelecentrosBR Polo Norte
Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, que em entrevista exclusiva relatou um pouco de sua experiência desde que assumiu a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, criada com a incumbência de coordenar todos os projetos de inclusão digital que existem no Governo Federal, “são vários ministérios, vários órgãos pra que a gente dê mais efetividade, mais resultados. Então este trabalho está começando agora”.

   Lygia também falou sobre o Programa Nacional de Banda Larga “o PNBL possui o grande desafio de levar conexão à todas as cidades do Brasil, num preço menor. Na última sexta-feira o Ministro Paulo Bernardo assinou um acordo com as teles, com a Telebrás, que a partir de Outubro (e vai ser programadado até 2014), que  as pessoas tenham conexão de um mega por R$ 35,00”. De acordo com a Secretaria a expectativa, até 2014, é de aumentar ainda mais esta velocidade, o que, segundo ela criará condições para uma inclusão digital mais efetiva, com conexão a preços menores e telecentros melhores preparados, “esta Rede Nacional de Formação, que nós estamos vivenciando hoje existe em todas as regiões do Brasil para que possamos potencializar as ações e para que os telecentros sejam um espaço de cidadania e não simplesmente um espaço onde as pessoas aprendam a mexer na internet”. A Secretaria explica que tudo isso faz parte do inicio de um grande projeto em estudo, “estamos discutindo também a possibilidade de nós lançarmos as Cidades Digitais, para que a gente possa desenvolver a cultura digital no nosso país. Que os governos tenham o seu governo eletrônico, para ter mais transparência na gestão, para oferecer mais serviços para a sociedade, como por exemplo a tele-medicina”.

 participantes.jpg
Primeiro dia do encontro foi rico em
troca de experiências

   O primeiro dia foi marcado pela visita da Secretaria Lygia Pupatto, mas também, pela rica troca de experiências, quando todos os monitores tiveram a oportunidade não só de se apresentar, mas principalmente, de expor seus projetos comunitários e experiências para a secretaria, “Meu projeto é com relação à isso, mostrar à comunidade quais são as atividades desenvolvidas no telecentro e ajudar a comunidade a apresentar seus trabalhos”, argumentou Simone Souza, do telecentro Estação Experimental do Floresta Digital. "Tentamos contribuir com esta transformação social, com nossa realidade, (…) o melhor de tudo é o trabalho com cidadania" disse Adriane Gama, que é do Casa Brasil e também tutora do Programa Telecentros.BR. “Vocês podem contar comigo, vocês tem aqui uma pessoa que vai brigar muito em Brasília, para que este programa aconteça de fato”, frisou a secretaria após ouvir todos depoimentos.

   A partir do segundo dia, o enfoque passa para as oficinas e para a formação dos monitores, para uma capacitação mais efetiva, onde possam desenvolver um melhor trabalho junto aos telecentros e à comunidade onde atuam, atuando como multiplicadores deste conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário