segunda-feira, 4 de julho de 2011

Monitores dos telecentros Floresta Digital participam de Encontro Regional

Fábio Carvalho

Evento é organizado pelo Polo Regional Norte da Rede Nacional do Telecentros.BR

  Rio Branco sediará, de 06 a 09 de Julho de 2011, o I Encontro Presencial de Monitores da Rede de Formação do Programa Telecentros.BR, com participação de bolsistas dos Estados do Acre, Pará e Rondônia. O Encontro também contará com a presença da equipe de coordenação dos telecentros do Floresta Digital, dos coordenadores executivo e pedagógico da Rede de Formação, João Weyl e Ronaldo Araújo, e da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto. As atividades ocorrerão no Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços – Campos Pereira, das 09h às 18h e, em quatro dias de atividades, oferecerá à quarenta e dois monitores do programa a oportunidade de realização de oficinas, debates e atividades culturais e de integração.

  Faz parte do cronograma de atividades as oficinas ministradas pelos coordenadores do Programa Telecentros.BR do Polo Regional Norte (PRN), quando os monitores poderão atualizar seus conhecimentos sobre Metareciclagem, Áudio, Vídeo, Gráficos e Blog. Entre as atividades culturais e de interação estão a construção de um Mapa Mental Colaborativo, Mural, Cineclubismo, dinâmicas e apresentações colaborativas de poesia, vídeo e áudio, que de acordo com a coordenação serão “realizadas pelos oficineiros e oficinandos”.

 
Na ocasião serão abertas rodas de conversa entre todos os participantes, quando terão a oportunidade de discutir temas relevantes para o trabalho de monitores e para a área em que atuam, com debates abertos sobre os temas “Software Livre e Ética Hacker”, "Iniciação na Web e Cultura Digital, uso da técnica do Expectometro" e “Empreendedorismo Colaborativo e Negócios Inovadores”.

  Haverá também uma visita da Secretaria de Inclusão Digital, Lygia Pupatto e da coordenação do PRN, aos telecentros do Floresta Digital, quando poderão conferir de perto o trabalho realizado pelo Programa de Inclusão Digital do Governo do Acre. O Floresta Digital possui, hoje, dez telecentros em Rio Branco e um em cada município do Estado, totalizando trinta e uma unidades, que fazem do Acre o único Estado do Brasil com telecentros em todos os seus municípios. O Floresta Digital possui cento e três monitores em todo o Estado, sendo vinte e seis destes, monitores bolsistas beneficiados pela  parceria com o Telecentros.BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário