segunda-feira, 16 de maio de 2011

Videografia: História do Acre

Moro no Acre há apenas seis anos, mas minha história está ligada à deste Estado desde 1996, quando "descobri" que o estado existia (graças a seu heavy metal), pois nunca havia lido uma linha de sua história nos livros escolares de minha região... 
Ainda me recordo dos olhares espantados da maioria das pessoas, ao descobrirem que eu já havia visitado o Acre, ou das piadas relativas a seringueiros ou sobre a existência do estado. Talvez por esta ausência nos livros de outros estados, o Acre seja tão pouco conhecido ou visto de forma estereotipada e preconceituosa.
Entretanto, a região possui uma história riquíssima, que deveria receber mais que notas de rodapé nos livros escolares, pois é o único estado que lutou para fazer parte deste país chamado Brasil.

Acre - Território Acreano I, II e III





Revolução Acreana

O vídeo é uma produção do Governo do Acre em comemoração aos 100 anos do acontecimento da Revolução Acreana. O mesmo conta ,de maneira objetiva e direta, a história do surgimento do Acre e alguns dos processos de desenvolvimento ocorridos até os dias atuais.


Tratado de Petropolis

O Tratado de Petrópolis é um trabalho da diplomacia brasileira que mudou as referências nas relações internacionais. José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão de Rio Branco, foi o diplomata responsável pela articulação e execução do tratado. Aos 17 de novembro de 1903, o Acre era, oficialmente, brasileiro.


Para saber mais:
http://tecnologiart.blogspot.com/2009/08/em-1895-foi-nomeada-uma-comissao.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário