quinta-feira, 17 de março de 2011

Novas dicas para cursos na internet


Os cursos online são uma ótima opção para quem busca administrar seus horários

Estudar à distância é uma das atividades que procuro incentivar. Por isso, sempre tento dar dicas de cursos online que complementem a nossa formação, preferencialmente se gratuitos e acessíveis à todos. Desta vez vou apresentar algumas novas opções e, também, voltar à algumas das quais já falei, mas que agora trazem novidades.


senai.jpg
Uma boa oportunidade vem do Instituto Euvaldo Lodi que disponibiliza temas direcionados à estudantes, de nível médio e superior, que sejam estagiários do instituto. São cursos de Marketing Pessoal, Legislação Trabalhista entre outros, que possam agregar valor ao currículo dos futuros profissionais. Com propósito semelhante de aprimoramento pessoal e profissional, o SENAI está ofertando o combo Competências Transversais. São seis cursos: Legislação Trabalhista; Educação Ambiental; Segurança no trabalho; Empreendedorismo; Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação e Comunicação. São vários exercícios, em diferentes formatos com um tratamento metodológico muito eficiente, organizado de forma prática e forçando o aluno a refletir constantemente sobre o conteúdo aprendido. Cada aluno só pode fazer um curso por vez, só conseguindo avançar após finalizar a etapa atual. Em todas as aulas, exige-se uma avaliação final, com possibilidade de recuperação e, se reprovado, o aluno só pode se inscrever novamente após um mês. Vale lembrar que os cursos são certificados pela entidade.

buzzero.jpg
Entre as novidades, descobri por acaso através do Twitter, o Buzzero, site que oferece mais de 3.000 cursos online em diversas áreas do conhecimento, com uma pequena parcela sendo gratuitos. Através de um sorteio ganhei um curso do site e optei, em meio à centenas de possibilidades, pelo “Como lidar com crianças hiperativas”, curso que no seu preço normal custa R$100,00. A metodologia é simples, intercalando textos e exercícios não avaliativos, devo enfatizar que os textos são muito bons e devem ser lidos com muita atenção,. Ao final, deve-se fazer uma avaliação geral, e somente alcançando 70% da nota se obtém o certificado. Infelizmente, alcancei apenas 67% e por isso não pude receber o certificado do curso, o que é uma boa forma de trabalho, pois assim, somente quem está realmente apto recebe o certificado, valorizando-o mais. Também fiz dois outros cursos gratuitos na mesma área para avaliar a diferença e de forma geral os cursos gratuitos seguem a mesma metodologia, mas com um aprofundamento bem menor (dependendo do curso), já que alguns se resumem à apenas uma apresentação de Slides e não possuem avaliação final, precisando apenas concluir 100% do curso para obter o certificado (o que certamente desvaloriza o certificado, mas não os cursos).

Outra opção recomendada são os cursos do Centro de Difusão e Tecnologia do Conhecimento do Governo Federal . O CDTC apresenta duas formas de cursos: para quem possui e-mail institucional e para a comunidade. Não há diferença entre os cursos, mas somente os cursos institucionais são passíveis de certificação. Entre as opções de cursos há várias possibilidades em diversas áreas, da informática à educação. Os cursos não são muito aprofundados, sendo mais como mini-cursos, mas através deles pode-se aprender os conceitos básicos mais importantes, com exercícios e avaliação final.

Para não me estender muito, vou dividir este post em duas partes; no próximo vamos rever algumas opções já divulgadas aqui ou em outros locais, mas que apresentam novidades, e que por isso, merecem ser citadas novamente. 

 
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário