segunda-feira, 28 de março de 2011

“Lemmy: 49% Motherfucker, 51% Son Of A Bitch”


O mundo do heavy metal é recheado de maniqueísmo, ou você ama ou odeia. Diversas bandas do meio sofrem com este paradigma enquanto outras se beneficiam, pois ao mesmo em que isso faz os fãs amarem mais suas bandas preferidas, ocorre o mesmo com bandas que não gostam. Mas entre os amados e odiados no metal (e variações)  há as exceções, bandas que conseguem ser unânimes (ou quase). E provavelmente o maior exemplo desta categoria seja o Motörhëad, banda que é sinônimo de Lemmy, a estrela deste filme documentário: “Lemmy: 49% Motherfucker, 51% Son Of A Bitch”.

O filme tem uma narrativa não linear, parecendo uma mistura de Metal: A Headbanger’s Journey com The Osbournes, pois a impressão é de que estamos assistindo à um reality show. Mas ao contrário de The Osbournes, que mostrava o lado engraçado e patético de Ozzy Osbourne, Lemmy procura retratar o lado humano de um ícone. É fácil constatar que embora seja uma lenda viva, Lemmy mantenha sempre um pé na humildade e outro na franqueza, ele é o que é, e nada mudará. Durante o documentário, diversos outros grandes nomes do rock dão seu depoimento sobre Lemmy e neles constata-se facilmente a unanimidade acerca de Lemmy. Dee Snider, Ozzy Osbourne, Dave Grohl, Metallica, todos prestam seu depoimento e fazem seu tributo. Como falha aparente, os companheiros de Motörhëad pouco aparecem, mas considerando que os produtores acompanharam Lemmy por três anos só se pode concluir que foi proposital. Talvez, para ampliar mais o  lado humano de Lemmy, tanto é, que houve uma grande ênfase no lado paterno de Lemmy com a presença musicalmente desnecessária de seu filho Paul, o que é justificável, afinal o documentário se chama Lemmy e não Motörhëad.   

“Lemmy: 49% Motherfucker, 51% Son Of A Bitch” é um filme religioso, afinal, "Lemmy é Deus". E se você discorda, ou não entendeu, é porque não conhece Lemmy e nem ao Motörhëad; dois dos pecados capitais do heavy metal.

Um comentário:

  1. Não existe outro, Lemmy é o cara, Lemmy é Rock And Roll, Lemmy é Deus!

    ResponderExcluir