terça-feira, 7 de junho de 2011

Site Oficina de Jornalismo em construção

Esta é uma versão online da oficina que criei e foi aplicada nos 32 telecentros do programa de Inclusão Digital, Floresta Digital, em todo o Estado do Acre, no final de 2010.


O público alvo da oficina  foram os alunos dos telecentros do programa, em idade média de 12 a 18 anos; com o objetivo de apresentar a profissão à jovens da comunidade e estimular a leitura, produção textual e senso crítico. Cada aula foi aplicada em um dia da semana, perfazendo um total de 20hs e foram elaboradas para serem o mais autoexplicativas possível, embasadas em muitos vídeos, já que os monitores que a aplicaram não eram jornalistas. Embora o conteúdo tenha sido adaptado resolvi colocar a oficina na internet para não perder este material, que pode ser útil a alguém.

Infelizmente não conto com suporte em ASP, PHP ou plataformas como o Joomla e o Moodle, que poderiam deixar tudo mais dinâmico e eficiente, e utilizei apenas o HTML básico e um site gratuito de hospedagem (sem muitos recursos devido à gratuidade). Também devo lembrar que no telecentro existia um monitor que mediava este processo, e por isso, a oficina não foi projetada para ser "virtualizada".
O site está em construção e muita coisa vai ser melhorada e corrigida, mas resolvi compartilhar para que possivelmente receba sugestões de como melhorar a oficina. O próximo passo é desenvolvê-la na plataforma Moodle, de forma mais interativa, para uma possível reaplicação nos telecentros.
   
Espero que compreendam estas limitações e naveguem por estas páginas com os olhos de um jovem que ainda não conhece a realidade dos jornalistas e que, talvez, precise apenas destes conhecimentos básicos para descobrir seu talento...


Jornais criados pelos alunos no decorrer da oficina
Jornal Balacubaco
Telecentro Capixaba
Balacubaco 2 Jornal do Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário