sexta-feira, 10 de junho de 2011

Conheça a plataforma virtual de ensino Moodle


comunidademoodle.jpgO Moodle é um sistema aberto de gerenciamento e criação de cursos, mas também é  conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Sua facilidade em proporcionar a criação de sites dinâmicos e interativos o popularizou entre educadores de todo o mundo, mas suas aplicações são tão versáteis quanto os assuntos abordados em cada novo curso criado na plataforma.


Hoje existem cadastrados, 53.962 sites em 212 países, utilizando a plataforma. Mas este número é maior, já que  por ser livre, sua utilização não exige o cadastramento. O número de cursos cadastrados também é elevado, sendo hoje 4.522.910, com nada menos que  42.990.183 usuários. Números que não param de crescer, confirmando a cada vez maior aceitação do sistema em todos os cantos do mundo.

Vantagens do uso da plataforma

De acordo com a Comunidade Moodle o foco do Moodle é disponibilizar aos educadores as melhores ferramentas para gerenciar e promover a aprendizagem, mas é fácil constatar que existem diversas maneiras de se utilizar a plataforma, desde uma aplicação em uma escola primária à instituições públicas ou privadas que desejem realizar a formação de novos funcionários, ou reciclagem. As possibilidades são vastas. No site da Comunidade consta que muitas instituições utilizam a plataforma oferecendo cursos on-line, enquanto outros a utilizam como complemento (uma atividade conhecida como blended learning).  ”Muitos de nossos usuários gostam de usar os módulos de atividade (como fóruns, wikis e bancos de dados) para construir comunidades amplamente colaborativas de aprendizagem em torno de seu tema (na tradição construcionista social), enquanto outros preferem utilizar o Moodle como um meio de fornecer conteúdo aos alunos (tais como pacotes padrão SCORM) e avaliar a aprendizagem utilizando tarefas ou testes”.

Quem utiliza

Na educação, a Universidade de Brasília (UNB) se tornou referência no uso do Moodle com a aplicação do sistema no projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), que combina o ensino à distância com encontros presenciais semanais. De acordo com a UNB, a plataforma é utilizada por possibilitar a integração de diversos recursos e mídias, além de “permitir a interação síncrona (simultânea, em tempo real) e assíncrona (não simultânea) dos estudantes entre si e com os professores-tutores, professores responsáveis pela disciplina e coordenador de curso”. A UNB explica também que no Moodle “é possível criar uma linguagem hipertextual, incluir arquivos em áudio e vídeo, disponibilizar vários tipos de atividades, provas, questionários, fóruns interativos, chats, etc“. Outra vantagem da plataforma é a possibilidade de ter todas as atividades registradas e acessadas pelos estudantes, professores e coordenadores a qualquer momento, bastando o acesso à internet. “Além disso, ao contrário do ensino na modalidade presencial, em que o percurso do aluno é percebido somente pelas notas registradas, no ambiente virtual de aprendizagem é possível acessar todas as participações do aluno. Desse modo, funciona como um registro histórico do caminhar do aluno ao longo de seu processo de formação”.

Uma das instituições que utilizam o sistema Moodle é o Centro de Difusão da Tecnologia e Conhecimento (CDTC). “Possuímos hoje mais de 200 cursos, sendo ofertada 60 turmas por semana entre dois sites, tendo cada site cerca de 25.000 alunos, dispostos em mais de 1400 cidades brasileiras. Temos hoje mais de 3200 empresas privadas que usam o CDTC para formação de seus empregados“. No CDTC, existem dois tipos de serviços, divididos entre dois sites: Comunidade (sem certificado) e Cursos (com certificação), e os cursos vão de Linux, Redes e Gimp à Desenho, Xadrez e História da Música. De acordo com a organização “1800 instituições públicas obtém no projeto CDTC o apoio necessário para a qualificação dos seus trabalhadores” e o CDTD afirma estar estudando a possibilidade de estender a emissão de  certificados à categoria Comunidade. 
 
Saiba mais sobre o assunto:
Comunidade Moodle: http://moodle.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário