sábado, 18 de setembro de 2010

O Homem Minuto





Nós realizamos este trabalho de forma bem simples e rápida. Nos reunimos na casa de nossa colega Jorgete, que fica no centro, mais próximo a todos. Criamos o roteiro seguindo a idéia de utilizarmos um vídeo que utilizasse o conceito do tempo.
Desta forma utilizamos uma máquina fotográfica que grava em vídeo e filmamos cerca de dez a quinze minutos. A idéia do roteiro era que o tempo estivesse acelerado ao redor do homem, mas que ele estivesse em tempo normal. Para conseguir isto gravamos normalmente, sem nenhum tipo de efeito, entretanto, o homem fez seus movimentos de forma muito lenta, de forma que tudo a seu redor estivesse normal, mas ele numa espécie de câmera lenta.
O passo seguinte foi colocar tudo no computador e usando um programa simples de edição (Windows Movie Maker), nós simplesmente aceleramos o vídeo final. Desta forma conseguimos o efeito desejado de que tudo ao redor dele fosse rápido enquanto ele permaneceu em velocidade normal.
Na verdade o vídeo poderia ficar um pouco melhor, pois quanto mais lentamente o homem se mexesse, mais real sua velocidade ficaria e mais as coisas à sua volta poderiam ser aceleradas. A idéia é que tudo fosse acelerado bem mais, de forma que se tornassem quase borrões. Mas o programa não conseguia reproduzir o vídeo de forma muito acelerada, e também o ator teria de ter feito seus movimentos mais lentamente.
De qualquer forma, creio que conseguimos o intento de realizar tudo conforme a idéia original e com pouquíssimo recurso técnico conseguimos criar um “efeito especial” sem efeitos complexos de computador (excetuando-se a aceleração). Também improvisamos um pouco para adaptar o roteiro.

Ela
Personagens:
Homem
Morte
Pessoas ao redor


Sinopse


Um homem fica parado no mesmo lugar, movendo-se pouco, olha para os lados, para cima, para baixo. Parece deslocado, confuso, há algo que ele não entende. Ao seu redor vemos apenas vultos, pessoas realizando coisas de forma muito rápida, os carros passam por ele rapidamente, tudo se move muito rápido, exceto o homem. Ao final ela lhe dá a mão tudo escurece.


Roteiro

FADE IN
Homem caminha normalmente pela rua
Uma mulher passa por ele e eles flertam
Ela se vai e ele para com cara de bobo.
Ao redor do homem tudo se acelera (várias músicas misturadas, Rush, Los Porongas, Metallica, Sepultura, Prodigy)
Olha para cima, para o lado, para o outro (rápido mesmo)
Pôe a mão na cabeça
Coloca as mãos no rosto, imitando O Grito
A mulher dança à sua volta, ela também é vista “devagar”.
Ele observa confuso, tenta acompanhar mas não consegue
Ela sai. (fim da música)
Homem começa a passar mal
Cai
Ela passa a seu lado e lhe estende a mão.
Ele segura e saem
FADE OUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário