sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Floresta Digital realiza modernização dos telecentros em todo o Estado do Acre

Fábio Carvalho
11-02-2011
 
 Revitalização irá reforçar a inclusão digital no Estado

   
 modernizaao01.jpg
 Novos equipamentos no telecentro Rui Lino
    O programa de inclusão digital do Governo do Estado do Acre, Floresta Digital, através de recursos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre/PROACRE, está realizando desde Dezembro de 2010 a modernização de seus telecentros, com a entrega de novos equipamentos, em todas as unidades do programa.

    De acordo com a Diretoria de Modernização Administrativa  (DMA) da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), esta revitalização inclui micro computadores, computadores Flat PC, fones de ouvido, webcams, nobreaks, roteadores sem fio, projetores multimídia, racks de parede, cadeiras e condicionadores de ar em um investimento de aproximadamente R$ 1.200.000 (um milhão e duzentos mil reais).
modernizaao02.jpg
Comunidade utilizando os
novos equipamentos recebidos
    O coordenador técnico responsável pelos telecentros, Eriton Brito, afirma que os antigos computadores Pentium IV de 2.0 GHZ, com 256 MB DDR e 333 MHZ estão sendo substituídos por computadores Dual Core 2Duo, com processadores de 2.6 GHZ, 2GB DDR2 e 800 MHZ, “os novos computadores são uma importante melhoria nos telecentros, pois vão tornar o serviço ainda mais rápido e eficiente”. O coordenador também explica que os novos computadores possuem placas de rede sem fio tornando possível o uso de uma rede lógica, sem a necessidade de cabos, e ainda ressalta o ganho em capacidade de armazenamento de dados,  “Enquanto os antigos computadores possuíam uma HD que variava entre 40 e 120 GB, as novas possuem 250 GB, mais do dobro da capacidade”, diz.   

    O programa de telecentros do Floresta Digital foi implantado em 2005 e hoje está presente em todos os 21 municípios do Acre, contando ainda, com 11 telecentros na capital, Rio Branco. Esta presença maciça faz do Acre o único estado brasileiro com telecentros em todos os seus municípios, tornando o Estado exemplo de política de inclusão em todo o Brasil. Com a modernização, este potencial vai ser revigorado, tornando o acesso de todos à tecnologia da informação ainda mais fácil.

    Alguns telecentros já receberam os novos equipamentos no final de 2010, como o telecentro Rui Lino, onde a monitora Daniele Morais destaca a reação da comunidade, que sempre pediu por acesso à câmeras web e fones de ouvido nos telecentros, “é muito legal ver o rosto dos usuários ao abrirem a porta e verem os computadores novos. Abrem um sorrizão”, diz Daniele compartilhando da felicidade dos usuários. Inicia-se agora a entrega de todos os equipamentos restantes, para os demais telecentros do Estado, o que certamente abrirá novos sorrisos na comunidade.

Contatos:

E-mail: comunidade.digital@ac.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Portal: http://www.comunidadedigital.acre.gov.br/
Twitter: http://twitter.com/digitalfloresta
Flickr: http://www.flickr.com/photos/comunidadedigital/
Youtube: http://www.youtube.com/user/ComunidadeDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário