quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Floresta Digital participa de debate sobre segurança na internet

DFFábio Carvalho
09/02/2011

Debate foi realizado como parte da programação do Dia da Internet Segura 2011

No último dia 08, foi comemorado o Dia da Internet Segura 2011, evento que reuniu cerca de 65 países, unidos com o propósito de realizar ações que fomentem o uso responsável da internet. No Brasil, o Floresta Digital é um dos apoiadores da ideia, e por isso, além de inserir em seu calendário de atividades a Oficina de Navegação Segura acompanhou ao vivo, pela internet, o debate sobre a segurança da internet e a comunicação livre.dis2011.jpg

No chat transmitido via twitcam, a partir das 14hs no endereço http://twitcam.livestream.com/3ta5z vários convidados, entre jovens e especialistas, além dos participantes online, fizeram uma mesa redonda discutindo diversos assuntos relacionados ao tema, como a questão “proibir acesso adianta? Ou é preciso antes de tudo educar?”. A participante @fernandagtardin ressaltou o consenso dos debatedores ao afirmar “educar crianças e adolescentes é um dever da família, Estado e sociedade”, deixando claro que a educação e a orientação está em primeiro lugar. “Proibir não educa nem previne. A melhor tecnologia ainda é diálogo.” declarou o @safernet para o @digitalfloresta.

Além disso, o Live Stream realizado, serviu também para divulgar os concursos lançados hoje como o Concurso Nacional para educadrores e estudantes sobre uso ético e responsável da Internet e o concurso para crianças e adolescentes para o Dia da Internet Segura 2012 , “Aproveitem para participar do concursos lançados hoje:http://www.safernet.org.br/concurso”, avisou o @safernet .

No geral foi uma oportunidade muito interessante e mesmo quem não enviou perguntas ou apenas observou teve a chance de aprofundar em diversas questões éticas sobre o uso responsável da internet, como destacou o @intergames, “Parabéns a todos que participaram desse debate, grande oportunidade para ouvir e ser ouvido”. E quem, por outro lado, não teve oportunidade de participar de nenhuma forma pode conferir o vídeo do debate no blog do Floresta Digital: http://digitalfloresta.blogspot.com/ , lembrando que a Oficina de Navegação Segura está sendo aplicada em diversos telecentros, com duração de quatro dias .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário