quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Universitários levam oficina de arte à escola públ

Fonte: Agência de Notícias do Acre
Escrito por Ernani Baracho / Fotos: Assessoria SEE
  
Iniciativa faz parte do curso à distância da Universidade Aberta e UnB

equipe_da_.jpg
Equipe da UnB e acadêmicos mostram resultado do trabalho em grafitagem de Clementino Almeida
tecnica_da_arte.jpg
Tecnica da Arte Postal possibilita o aluno a praticar toda sua criatividade e expressão
Acadêmicos do curso de Artes Visuais da Universidade Aberta do Brasil UAB/UnB ministraram na manhã desta quinta-feira, 30, para uma turma de alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Padre Carlos Casavechia, no bairro Xavier Maia, em Rio Branco, uma oficina sobre Arte Postal. A iniciativa faz parte da disciplina Tecnologia Contemporânea na Escola.

Utilizando-se de cola, tesoura, recortes de revistas, fotografias e desenhos de artes, os estudantes orientados pelos futuros docentes em Artes Visuais confeccionaram dezenas de obras com mensagens criativas que foram trocadas entre os colegas de turma com seus pontos de vista sobre diversos temas. No final, todas as produções foram expostas no pátio de recreação da Instituição.

A técnica da Arte Postal se apresenta como uma das várias maneiras de manifestação artística. Ela se caracteriza por ser um meio de expressão livre, no qual envelopes, telegramas e selos postais são alguns dos suportes em que é possível a expressão da sensibilidade, além do uso da internet que veio como grande suporte para este tipo de expressão. Para o aluno Luique Guimarães, 12, participar da oficina o fez despertar para ver que tudo está integrado. “Observei que a arte tem um papel importante no aprendizado, pois ela pode me ajudar em outras disciplinas”.

Empolgada com sua primeira intervenção em sala de aula, a acadêmica Jorgete Leão, acredita que através da arte as pessoas têm liberdade de expressar o que sentem e pensam. “A arte amplia nossa concepção de mundo e oferece outras oportunidades de aprendizagem. Confesso que estou feliz pelo resultado porque vi que os alunos absorveram muita coisa”.

Diante da possibilidade de tornar o ambiente escolar mais alegre e atrativo, o estudante de Artes Visuais, Clementino Almeida, aproveitou a oportunidade para mostrar todo seu talento na arte de grafitar e presenteou a escola com uma grafitagem no hall de entrada da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário