sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Stairway to hellven




Como já havia sido solicitado que nós refizéssemos o trabalho apresentado “O homem minuto”, eu fiz este outro vídeo, desprovendo-o de qualquer dramaturgia. Que foi justamente o ponto fraco de nosso trabalho anterior. Outra questão é que nosso vídeo foi realizado com quatro pessoas e deveria ter sido apenas com três. Desta forma optei em sair do grupo anterior e fazer sozinho, mas depois a professora aceitou o grupo com quatro e o trabalho como estava, com pequenos ajustes a serem feitos.

De qualquer forma preferi deixar o outro grupo com o trabalho e apresentar este outro, pois gostei do resultado e não queria perder a oportunidade de mostrá-lo. Assim, com os acertos sugeridos sendo realizados no outro e mais este sendo apresentado por mim temos a chance de dois trabalhos melhores que a primeira versão apresentada.

O vídeo Stairway to hellven nasceu por acaso. Eu estava com uma webcam na mão e sem querer a virei para a tela do computador. Notei que a imagem criou um efeito fractal, como se fosse um caleidoscópio. E a cada movimento meu, eu detinha um certo grau de controle sobre os desenhos que se formavam. Achei muito interessante. Desta forma selecionei um pedaço da tela e virei a webcam para uma parte branca, criando um efeito como se fosse a parte de dentro de um papel recortado. E com a imagem da webcam virada para este quadrado, consegui um efeito de repetição que causou uma idéia de escada em eterno movimento. Dependendo do olhar de quem a observa, ela parece subir, ou, descer... Desta forma, coloquei-o no youtube no link: http://www.youtube.com/watch?v=88Kra2nhVVQ onde todos podem conferir o resultado.

O mérito deste vídeo, a meu ver, é que não utilizei nenhum recurso de “efeito especial” para conseguir o efeito que desejei. E olhando-o sem saber como foi feito é difícil acreditar que não houve manipulação em computador. “Menos é mais”.



Roteiro:

Selecionar área da tela do computador com um programa de gravação de Desktop, em seguida ligar a webcam e fixar no ponto escolhido com a intenção de criar um efeito fractal, onde a mesma imagem se repete infinitamente. Seguir a gravação realizando movimentos que desenham imagens e efeitos na tela. Desta forma, consegue um efeito de escadaria, que dependendo do ponto de vista parece descer, ou, subir. As cores fornecem outra possibilidade de trabalho, complementando a escada. È algo que sobe? Como se fosse um canhão de energia? Uma descarga elétrica? Um raio caindo? Uma boa de fogo? As possibilidades são imensas, por mais simples que o processo seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário