quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Floresta Digital realiza “Oficina jornalismo digital”


O Floresta Digital, está com as inscrições abertas para a sua primeira Oficina  de jornalismo digital, que será realizada a partir do dia 06 de Outubro, através de seus telecentros em todo o Estado.


 
 Fábio Carvalho,
A oficina  foi elaborada sob supervisão pedagógica da Coordenadora Yana Silva, pelo estudante do terceiro período de jornalismo da Universidade Federal do Acre, Fábio Carvalho, que faz estágio no programa Comunidade Digital. De acordo com o estagiário "A oficina não tem intenção de se aprofundar no jornalismo", pois ele afirma que não é possível condensar tanto conteúdo em apenas duas semanas, a duração prevista da oficina. Segundo ele, o propósito desta oficina é "apresentar a profissão à comunidade, assim como os conceitos utilizados no meio, como Lide, Pirâmide Invertida, etc". Fábio afirma que a metodologia vai ser focada tanto na teoria quanto na prática, intercalando vídeos e slides com atividades práticas que reforcem o entendimento dos alunos. "Eu também curso Artes Visuais na Universidade de Brasília, por isso tenho uma visão bem metodológica ao lado da veia jornalística. Esta oficina é uma boa oportunidade de colocar em prática tudo que tenho aprendido nos dois cursos" afirma.


 
De acordo com o idealizador da oficina, ela é direcionada a um público jovem, entre 12 e 19 anos e será ofertada em dois horários, manhã e tarde, com duração de duas semanas de aulas. Ao fim da primeira semana os alunos sairão com um jornal personalizado e feito por eles mesmos através do desenrolar das aulas, "os alunos irão trabalhar mais o conteúdo do impresso na primeira semana, e na segunda, o foco vai para a internet e as novas mídias, que é um debate importante e que faz parte do cotidiano da maioria dos jovens". Ele conta também que é parte da metodologia da oficina trabalhar com blog, twitter, fotojornalismo e jornalismo cidadão. "Pretendo enfatizar também as mudanças que a internet vem causando na forma de se escrever e fazer jornalismo, mas sem anunciar a morte do impresso como muita gente faz. É preciso deixar claro que as mídias tradicionais sempre se adaptam com a chegada das novas" finaliza mostrando o enfoque multimídia pretendido na oficina.

As inscrições podem ser feitas em qualquer telecentro do Estado e mais informações podem ser buscadas através do site http://www.comunidadedigital.acre.gov.br/ ou pelo Twitter do Floresta Digital http://twitter.com/digitalfloresta


Fonte: Floresta Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário