quinta-feira, 10 de maio de 2012

Governo do Acre é apresentado nos EUA como “Case Smart Planet” em evento mundial da IBM


Em contraste com a imensidão da floresta amazônica presente no Acre, o deserto americano foi palco de mais um grande êxito tecnológico acreano. O Estado foi apresentado no IBM IMPACT 2012, uma Conferência Global da IBM, realizada de 29 de abril a 04 deste mês, em Las Vegas, no Estado de Nevada, Estados Unidos.
Na oportunidade, o Projeto Cadastro Único, implantado pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) da SEPLAN, foi apresentado ao público de quase nove mil pessoas e possibilitou que o governo do Acre fosse elevado à categoria de "Case Smart Planet" (Caso de Planeta Inteligente).
O Projeto Cadastro Único, prioritário para o programa Governo Único, conta com três grandes frentes desenvolvidas pela DMA: Portal de Atendimento Multisserviço, Plataforma de Integração e Base Única do Cidadão. Em conjunto, essas frentes permitiram o desenvolvimento do portal para atender a Central de Atendimento de Rio Branco e de Xapuri, tornando-as referência em inovação tecnológica para o atendimento ao público. O Arquiteto de Soluções de Colaboração para a América Latina da IBM, Rafael Osório, afirma que as soluções adquiridas pelo governo do Acre permitiram o desenvolvimento de um projeto inovador em todo o mundo. "Esse é um caso singular de aplicação da arquitetura SOA na melhoria do atendimento ao cidadão", reconhece Osório.
Com o sucesso do projeto, o governo do Acre passa a ser reconhecido como um "Case Smart Planet", denominação dada pela IBM para reconhecer casos de uso inteligente da tecnologia em esfera global.
Para Kátia Dotto, coordenadora do Projeto Cadastro Único e chefe da Divisão de Gestão de Informação da DMA, que representou o governo do Acre nos EUA, a participação do Estado como um caso de sucesso em um evento mundial foi muito importante. "Esse projeto passou por um processo de avaliação, concorrendo com outros, e foi aprovado como caso de Planeta Inteligente, comprovando que o Estado está investindo em recursos tecnológicos para ofertar serviços diferenciados ao cidadão, com maior eficiência e agilidade, buscando sempre a melhoria e a redução de gastos públicos devido à otimização de processos de trabalho", explicou Dotto ao retornar da viagem.
Para ela, o governo do Acre vem trabalhando no intuito de ampliar os projetos, potencializar e inovar ainda mais a gestão interna do Estado, analisando e definindo as possibilidades de aplicação e expansão. "Esses recursos tecnológicos vão propiciar novas formas de acompanhamento dos processos de trabalho, maior redução de gastos e a modernização de várias áreas de governo, além de outras inovações na prestação de serviço público", afirmou.
Para Marcus Bignon, gerente de Desenvolvimento, da RioCard TI, do Rio de Janeiro, a participação de projetos de governo em eventos internacionais demonstra o investimento que é feito em tecnologia da informação, com foco em resultados para o Estado e, principalmente, para os cidadãos", afirma.
Quem também estava na apresentação em Las Vegas foi o diretor de soluções especializadas da BRQ, Fábio Hasegawa, que aponta a participação acreana como um caso único no mundo. "É a consolidação e comprovação de que as soluções atualmente adotadas por órgãos do governo estão, se não mais adiantadas, no mesmo nível que a adoção de novas tecnologias e práticas na iniciativa privada."
Para ele, esse reconhecimento mundial é gratificante, já que existe uma avaliação extremamente rigorosa que engloba diversas variáveis tais como inovação, relevância e impacto. "Vale lembrar que várias empresas e órgãos do mundo todo submetem solicitações para palestrarem, mas apenas um pequeno número é aprovado. Nesse contexto, ter um case de um órgão do governo brasileiro é muito gratificante, já que denota claramente a expressão e competência do projeto e o eleva ao nível dos melhores projetos executados em diferentes segmentos e alto nível de padrão mundial."
Fábio afirma também ter gostado da forma descontraída e bastante didática da apresentação acreana, quebrando barreiras culturais e linguísticas. "A forma de apresentação foi inclusive elogiada por outras pessoas com as quais tive oportunidade de conversar", lembra. Para Hasegawa, foi perceptível uma visão exata dos processos e dos benefícios obtidos na redução do tempo de atendimento e qualidade dos serviços aos cidadãos do Acre. "Gostaria de deixar mais uma vez a minha congratulação aos palestrantes Kátia Dotto/Seplan e Rafael Osório/IBM, por terem enriquecido o evento com um 'case' tupiniquim com cunho tão importante de inovação tecnológica, e que se expõe não somente devido a essa dimensão mais ao benefício que a tecnologia pode trazer em prol do cidadão, e de como o governo enxerga e respeita seu povo", complementou o Diretor de Soluções da BRQ.
Saiba mais sobre o IBM IMPACT 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário