Angústias existenciais e ameaças invisíveis compunham a obra de Munch
Edvard Munch nasceu em Löten, na Noruega, em 12 de dezembro de 1863, iniciando-se na pintura em 1880. Munch conheceu e se influenciou pelos pós-impressionistas, principalmente Toulouse-Lautrec e Gauguin, mas também se inspirou no realismo social de Ibsen, inclusive criando para o escritor cenários para a peça Peer Gynt, montada em 1896, em Paris. A partir de 1890 Munch começou a expandir seu expressionismo e agregou um caráter simbolista em sua obra. A obra mais conhecida de Munch é desta fase: "O grito".
Tive meu primeiro contato com a pintura através da gravadora paulista de heavy metal, Die Hard, que utiliza tanto o quadro "O grito" quanto diversas manifestações artísticas em seu material promocional, tornando-se inclusive uma marca característica do selo. Posteriormente acabei usando o quadro para ilustrar uma das capas do livro independente "Entre o Real e o Ilusório", do qual fui co-autor.
Abaixo a obra original e algumas das versões que vez ou outra encontro pela internet, existem outras mas estas são as que achei mais legais:
Edvard Munch |
Marco Pece |
Para saber mais sobre Munch: http://www.pitoresco.com.br/universal/munch/munch.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário