segunda-feira, 25 de junho de 2012

“Mapeando as instâncias comunitárias”



Monitor: Fábio Gonçalves de Carvalho Ferreira
Telecentros.BR

Para a atividade mapeando as instâncias comunitárias, resolvi fazer este trabalho de campo não no meu bairro, onde não há telecentro, ou na região do telecentro parque, que fica localizado em uma posição privilegiado, no centro da cidade, mas com o “telecentro barracão”, que foi inaugurado neste sábado (http://migre.me/9ds3t ) e já nasce com características bem peculiares.
O telecentro barracão fica localizado num ponto cultural muito forte, com uma parceria do Floresta Digital com uma fundação cultural do governo do estado, a Fundação Elias Mansour (FEM). O primeiro ponto que chama atenção neste novo telecentro é sua localização, dentro de um antigo teatro que foi revitalizado, contando além do telecentro, com local para biblioteca e um amplo espaço para atividades culturais. Além disso, fica numa comunidade muito populosa, com a chamada baixada da Sobral, abrigando diversos bairros e uma população de aproximadamente 30.000 pessoas, que podem se beneficiar dos serviços que a partir de agora serão oferecidos pelo telecentro. Como uma parte periférica de Rio Branco, a região possui muita carência, mas também, rica em diversidades, efervescência cultural. Diversos grupos de hiphop, entidades culturais, etc. Uma das entidades atuantes na comunidade, que inclusive faz parceria com a FEM (e agora, fará com o telecentro) é a Jovens em Mudança, que na ocasião da inauguração fez uma apresentação no teatro envolvendo dança e canto, num belo sarau. A apresentação do Jabuti-Bumbá representou bem este novo espírito.
Acredito que este telecentro poderá servir de modelo para atividades artísticas e culturais diferentes, que foram sugeridas em outros telecentros, mas não concretizadas com a plenitude que o telecentro barracão aparenta predizer. Será um ponto de encontro da comunidade, um espaço propício para informática, mas também para música, Fotografia (já no cronograma de Julho), artes, etc. Tanto é, que na inuguração, jás nasceu a proposta de com estes diferentes. parceiros, produzir-se um “festival de filmes de m minuto”, produzidos pela comunidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário