segunda-feira, 18 de junho de 2012

A importância da leitura no uso da internet

Por: Rafaela Calixto de Oliveira

O computador e a internet vieram causar uma explosão na maneira de comunicar-se e de adquirir informação. Esse fenômeno é global, em instantes, através destes meios, pode-se acessar informações de qualquer lugar do planeta. Através do computador as pessoas praticam a leitura e a escrita, se comunicam e interagem, tornam-se sujeitos da informação.
Um olhar sobre a produção de Xavier (2002) bem como de outros autores que versam sobre o tema sustenta a idéia de que as novas tecnologias, principalmente o mundo do computador tem-se revelado uma grande possibilidade de avanço ao mundo da leitura e de acesso à cultura em geral.
Entretanto segundo Silveira (apud Fonseca, 2005), “essa revolução não apenas pode consolidar desigualdades sociais como também elevá-las, pois aprofunda o distanciamento cognitivo entre aqueles que já convivem com ela e os que dela estão apartados”.

A capacidade de usar as ferramentas e de interagir, no ambiente digital permite ao indivíduo conectar-se ao mundo. Uma pessoa que escreve, lê e vive na condição de quem usa a leitura e a escrita em suas práticas sociais, responde adequadamente às demandas que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e assim, conquistam a cidadania.

Paulo Freire (1988) diz que "a leitura de mundo antecede a leitura da palavra". Há assim uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição de quem sabe ler e escrever.
O fato de uma pessoa ser alfabetizada não garante que ela seja letrada, viver numa sociedade letrada não faz dela uma pessoa com oportunidades iguais na cultura escrita (Mortatti 2004).
Além da necessidade de ser letrado alfabeticamente para usar bem a internet é necessário “habilidades para construir sentido a partir de textos multimodais, isto é, textos que mesclam palavras, elementos pictóricos e sonoros numa mesma superfície. Inclui também a capacidade para localizar, filtrar e avaliar criticamente informações disponibilizadas eletronicamente (Carmo 2003).

Dessa forma, o acesso às ferramentas digitais é importante, porém, com um sentido mais amplo e coletivo de melhoria social. Uma pessoa só pode usar plenamente as vantagens da era digital à sua necessidade se tiver aprendido a escrever, a compreender o lido, se tiver dominado o sistema alfabético ao ponto de ter alcançado um grau elevado das convenções ortográficas. E isso infelizmente não está acontecendo, nossas crianças e jovens a cada dia lêem menos, e conseqüentemente não conseguem interpretar a diversidade de informações que são oferecidas diariamente pela internet. Dessa forma, nós pais e educadores, digo pais, pois a tarefa de educar também é dos pais, temos o dever de construir uma sociedade incluída digitalmente sim, mas comprometida com a formação integral dos cidadãos, capazes de exercer seus direitos e deveres. O próprio ícone da era da digital Bill Gates disse que seus filhos terão computadores sim, mas, antes terão livros, sem livros, sem leitura nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.

*Rafaela Calixto
Pedagoga, graduando em Língua Portuguesa, especialista em Docência Universitária e Língua Portuguesa, professora do 2° ano e do Projeto de Iniciação a Informática da Escola Municipal Pequeno Príncipe
 
Pedagoga Especialista em Docência Universitária pela UEG, Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade do Vale do Acaraú, Pós graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira,  Pós Graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FACER.  Professora regente do 5°Ano do ensino fundamental da Escola Pequeno Príncipe. Membro do Conselho Universitário da UEG de Jaraguá.

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