quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Educação online e o paradigma da má qualidade



A educação, os professores e a forma como estes veem a própria prática docente estão em transformação, ou, ao menos deveriam. Não se pode mais esperar uma educação unilateral, hierárquica e de apenas uma via na informação que é transmitida. Hoje a possibilidade de comunicação de todos para todos, a ênfase na construção do conhecimento e as possibilidades de interação entre professor e alunos provam que os tempos mudaram, e com eles, as necessidades pedagógicas.
Não podemos fechar nossos olhos para a realidade e nos iludirmos que a tecnologia moderna não afeta a forma como devemos trabalhar a educação, ou pior, agir tecnofóbicamente, acreditando que a educação online é o novo vilão a ser combatido pelos fiéis defensores da tradição. Felizmente este é um quadro decrescente e, cada vez mais pessoas percebem que a Educação a Distância não almeja substituir os professores, mas agregar a eles possibilidades de elevar a prática da educação com novos recursos e caminhos diversos. Eu sou um dos que acreditam nisso.
A educação através da internet é nova, um bebê se comparada ao método tradicional, mas em tão pouco tempo já quebrou muitos paradigmas. É não somente possível, mas inevitável que se cumpram os princípios de interatividade, tendência construcionista e co-autoria entre professor e aluno, promessas enunciadas para o sistema de educação online. É fácil constatar que o ensino virtual está amadurecendo, e após a grande bolha da internet e a explosão dos cursos milagrosos, que prometiam formação a preço baixo, sem necessidade de sair de casa e até sem necessidade de dedicar tempo aos estudos, já se começa a separar o “joio do trigo”.
O processo de ensino a distância, ou online, como prefiro dizer, ainda está em construção, como sempre estará –espera-se, pois a educação não é uma equação exata, onde se soma dois mais dois. É um processo em constante mutação, onde não existem verdades definitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário