terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011 Diretoria de Modernização Administrativa

 Para resgatar um pouco de tudo que foi feito nos telecentros e daquilo que é relacionado à eles dentro da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) da Seplan, realizamos uma pequena retrospectiva de 2011. Longe de ser tudo aquilo que foi feito durante o ano, claro, mas com certeza resgatando uma importante parcela de tantas atividades. 
Divirta-se clicando nos diversos links! 



Janeiro sempre começa com aquela renovação, com promessas de dias melhores e desejos para esta próxima etapa. Na maioria das listas de desejos, sempre existe a busca por novas oportunidades, e 2011 já começou trazendo boas notícias. No dia 27 foram chamados novos estagiários para iniciarem as atividades como monitores dos telecentros através da parceria com o programa Telecentros.BR.

Fevereiro manteve a tradição e mais uma vez os telecentros do Acre fizeram parte das comemorações do Dia da Internet Segura, “É mais que um jogo, é a sua vida!” . O Floresta Digital participou com palestras e oficinas diárias sobre uso seguro e responsável da Internet de 09 a 11 de Fevereiro. Entre as atividades foram realizadas Oficina de Navegação Segura, e diversos chats diários entre os alunos da oficina, monitores dos telecentros e a coordenação. Além disso, a equipe dos telecentros também participou de dois chats nacionais, ligados à segurança na internet desenvolvidos por participantes do evento, entre outras atividades.


Além das atividades relativas à segurança na internet, Fevereiro também foi motivo de festejos por outras razões, pois marcou a modernização dos telecentros do Acre. No dia 17 foi realizada no Telecentro São Francisco, a entrega simbólica dos novos equipamentos, ocasião que contou com presença da imprensa, coordenadores de telecentros e da Secretária Francis Mary.



Março teve como destaque a "Oficina Preparatória para o InternÉtica 2011", um concurso realizado pela SaferNet Brasil em parceria com a Childhood Brasil para estimular e promover o uso ético e seguro da internet. Na ocasião, o tema “Ética no uso das TIC, Cidadania no ciberespaço, Sexualidade online e Segurança na Internet” foram abordados em diversas atividades dos telecentros.


Em Abril, uma antiga oficina foi aplicada nos telecentros, a "Oficina de Blogs", marcando também a inclusão do Blog do Floresta Digital na Rede Acreana de Blogs. O mês foi um marco também para a DMA, quando o acesso ao Diário Oficial foi oficialmente incorporado aos terminais de autoatendimento, no dia 29.

No dia 17 de Maio, a modernização dos telecentros continuou pelo interior do estado, chegando ao Alto Juruá.

Em Junho entrou no ar o site com uma versão online da Oficina de Jornalismo, aplicada no ano anterior em diversos telecentros do estado.

Julho é mês de férias e de descanso, mas não para os telecentros e para o Floresta Digital, que tiveram um mês agitado. De 06 a 09 de Julho foi realizado o
I Encontro Presencial da Rede de Formação do Programa Telecentros.BR quando foram realizadas diversas atividades para os monitores dos telecentros Floresta Digital que eram bolsistas através do programa Telecentros.BR.
A partir do dia 23, e indo até o final do mês, a maior feira agropecuária do estado, a Expoacre, mais uma vez teve o Floresta Digital como uma de suas atrações. Na ocasião, o Floresta Digital lançou seu novo portal e ainda ofereceu diversas atividades para os visitantes, como acesso gratuito ao sinal de internet em toda a feira e oficinas de facebook, Twitter e Blog.


Durante a Expoacre, o Governador Tião Viana acabou twitando no estande do Floresta Digital em sua visita à feira, no dia 28 de Julho.


Em Agosto o Governo do Acre foi apontado como caso de sucesso no IBMFórum 2011 em São Paulo e na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras em Curitiba. No IBMFORUM 2011, maior evento da IBM no Brasil, realizado nos dias 24 e 25 em São Paulo (SP), um dos destaques foi a apresentação do Projeto Cadastro Único implantado no Estado do Acre e que busca otimizar a gestão e criar melhorias para o atendimento ao cidadão pela integração de serviços, através de diferentes projetos, desenvolvidos pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) do Governo do Acre.
No evento o estado foi apontado como referência, ao lado de casos de excelência como Reino Unido e Cingapura, onde os governos estão trabalhando para instruir os cidadãos sobre as melhores formas de se buscar serviços governamentais de forma cada vez mais autônoma, rápida e prática através da unificação de serviços.

Sete monitores dos telecentros do Floresta Digital no Acre foram selecionados pelo programa Telecentros.BR e participaram do III Fórum Amazônico de Software Livre (FASOL), entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro no Instituto Federal do Pará - IFPA, Campus Santarém.
No mês de Setembro o Floresta Digital participou, quase simultaneamente, de três grandes eventos, o III Fórum Amazônico de Software Livre, em Santarém (Pará), a Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul e a ExpoGospelem Rio Branco.
Setembro marcou a chegada do novo Chefe da Divisão de Inclusão Digital da DMA, Paulo Henrique da SIlva de Oliveira no dia 21. Paulo iniciou um trabalho que pretende, de acordo com ele, "tornar os telecentros mais conhecidos entre a população para que mais pessoas possam se beneficiar com tudo que é oferecido para a comunidade através deste importante braço do Floresta Digital".
Entre Agosto e Setembro o Floresta Digital participou, quase simultaneamente, de três grandes eventos, o III Fórum Amazônico de Software Livre, em Santarém (Pará), a Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul e a ExpoGospel em Rio Branco.
Ainda em Setembro, os estagiários Fábio Carvalho e Maria Clarett, da Diretoria de Modernização Administrativa da Seplan vencem a etapa estadual do Prêmio IEL de Estágio 2011, respectivamente com o primeiro e terceiro lugar na premiação. Com a vitória, o primeiro colocado irá representar o Acre na pré-seletiva da etapa nacional, que ocorerá em Brasília.



Em 30 de Setembro, ocorreu o “Dia T”, o Dia do Telecentro, uma ocasião especial para que os telecentros que possuem monitores bolsistas do programa Telecentros.BR vinculados ao Pólo Regional Norte criem diferentes atividades culturais no espaço e apresentem os projetos comunitários em fase de desenvolvimento, de forma que a comunidade seja convocada a conhecer e participar dos telecentros.


No Acre os telecentros do Floresta Digital que possuem monitores bolsistas do Telecentros.BR participaram do evento




Aconteceu dia 29 de Outubro, no Telecentro Ceja do bairro Esperança, o ProjetoSocial Comunitario “I Encontro de Jovens do Telecentro Esperança, uma atividade especial envolvendo a interação entre jovens, comunidade e Telecentro, através da parceria dos programas Floresta Digital e Telecentros.BR. No evento foram realizadas diversas atividades, desde os torneios de pingue-pongue e damas à oficina de brinquedos reciclados, criados a partir de garrafas pet, petecas e durex coloridos.

Também em Novembro, dez novos estagiários iniciaram seus trabalhos na DMA. Após a recepção de boas vindas na diretoria os novos membros da equipe puderam conhecer um pouco mais do projeto em que atuarão e ainda participaram de um aulão de ginástica laboral para começar com energia! A maioria dos estagiários atuarão como monitores dos telecentros Floresta Digital.

Finalizando o ano de 2011, o mês de Dezembro também foi agitado. Já no dia 02, foram abertas as inscrições para o curso de informática básica, oferecido pela equipe da Divisão de Inclusão Digital da DMA, em parceria com o Telecentro EAD/SENASP, para sargentos que irão realizar Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) no início de 2012. As aulas ocorrerão no telecentro do SENASP, e Telecentros Parque e Trabalhador.

De 05 a 07, ocorreu a décima edição da Oficina para Inclusão Digital (OID) realizada em Vitória-ES. O evento contou com a participação de dez monitores dos telecentros do Floresta Digital bolsistas do Telecentros.BR e de quatro membros da DMA; diretor Rodrigo Souza, coordenador Márcio Barros, chefe de divisão dos telecentros Paulo Henrique e a gestora Marilou Acácio.
No dia 15 A Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), lançou o piloto do Jornal da Diretoria, uma publicação interna em formato de jornal mural, um tipo de publicação direcionada à um público específico e visando melhorar a comunicação, divulgando o maior número possível de informações no menor espaço físico.menor espaço físico.

Baixe em PDF, ou veja on line, o piloto do Jornal da Diretoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário