terça-feira, 11 de outubro de 2011

Alunos da Universidade de Brasília realizam evento de Arte na Escola Glória Perez


Por: Fábio Carvalho

Objetivo da oficina foi ensinar alunos a criarem suas próprias animações com poucos recursos
 

Alunos Clementino Almeida e
Mardilson Torres realizaram
pinturas em grafite e acrílico
Este 11 de Outubro foi um pouco diferente para os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Glória Perez, pois tiveram a oportunidade de participar da 1ª Oficina de Laboratorio de Arte e Tecnolgia”, realizada pelos alunos de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB). O evento contou com exposição de trabalhos dos acadêmicos, intervenção artística através do grafite e da tinta acrílica em paredes cedidas pela escola e uma oficina de animação em Stop Motion.

A oficina faz parte da formação dos alunos da UnB residentes no Acre, que estudam através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e teve como foco levar uma nova perspectiva sobre a arte para os alunos, “usando a tecnologia podemos realizar muitas coisas com ferramentas bem simples, que muitas vezes suprem a falta de recursos mais sofisticados”, diz a tutora presencial do Pólo de Rio Branco, Helíada MarJane. “Com certeza cumprimos nosso objetivo, os alunos ficaram entusiasmados com a simplicidade da tecnologia associada ao lúdico, e isso para os alunos é muito importante”, diz a tutora.

Intérprete Juliana, Professora Rosecler
e aluna Manuela
A aluna Manuela da Silva não ouve e não fala da mesma forma que os colegas, utilizando para isso a linguagem de sinais, mas isso não impediu que ela pudesse participar da oficina de Stop Motion, e através de sua intérprete, Juliana Bernardino, pôde expressar seu contentamento “Gostei muito da oficina, pois muitas vezes é difícil participar de algo assim tão prático, e já fizemos um vídeo na hora. Gostei muito!”, Manuela diz que já está pronta para começar a exercitar a imaginação “Não é tão fácil, mas também é bem mais simples do que parece e o legal é que podemos criar facilmente uma animação, somente através de fotos”.


Para a professora de Artes da escola, Rosecler Zaneela Caldin, esta oficina proporcionou aos alunos uma oportunidade de aprendizado “acredito que com este curso realizado aqui os alunos puderam ganhar com isso positivamente, vai agregar mais valor aos trabalhos deles”.



Alunos foram os personagens 
de uma animação
 realizada durante a oficina





Nenhum comentário:

Postar um comentário