terça-feira, 4 de outubro de 2011

“Abordagem Educacional”

A partir de diferentes estudos, nas áreas da arte e da educação, se verifica diferentes vertentes e tendências para o estudo e o ensino de arte nas escolas. Nas diferentes perspectivas a abordagem educacional se mostra propícia ao arte/educador pesquisador que deseja trabalhar a estruturação da arte e buscar aprofundar questões artísticas no contexto educacional, incluindo a análise do uso artístico e pedagógico das novas tecnologias presentes em sala de aula.

 O aprendizado de artes é diretamente relacionado às inovações técnicas, artísticas e tecnológicas, que expandem o fazer artístico além das fronteiras delimitadoras do tradicionalismo e do medo do novo. Para Ana Mae, citada por CUNHA (Pág 17), “A arte na educação afeta a invenção, a inovação e difusão de novas idéias e tecnologia, encorajando um meio ambiente institucional inovado e inovador”.

Leituras de Ana Mae Barbosa e Jean Piaget apóiam a visão de que a Arte e as tecnologias devem conviver em harmonia e uma análise sob a perspectiva educacional se faz necessária para compreender os processos envolvidos na educação atual, bem como analisar as relações entre professores, alunos e tecnologia, encontrando resultados e comparando as diferentes reações à inserção da tecnologia em sala de aula, voltando o ensino para as necessidades do aluno, onde seu universo de interesses está totalmente inserido nas novas tecnologias.

Para que este indivíduo seja completo no seu processo de aprendizagem do mundo, que alcance realização pessoal, que vença obstáculos e que tenha seu lugar na sociedade, ele necessita ter conhecimentos que abrangem todas as áreas de sua vida cotidiana.

(CUNHA. PÁG 24)

Cabe, portanto, analisar até que ponto este processo está realmente abrangendo a todas as áreas educacionais e cotidianas da experiência escolar, levando em consideração, como afirma BARROS, se “Os aspectos das teorias de aprendizagem vem complementar a análise social, político-educacional e didático-pedagógica sobre a informática na educação, mostrando que estes recursos podem ter um uso flexível e direcionado aos objetivos da escola”, extendendo-se a noção de informática para tecnologia, indo do celular escondido sob as carteiras aos notebooks entregues por programas federais.

Referências

SANTOS, Roberto Vatan, Abordagens do Processo de Ensino Aprendizagem
< ftp://www.usjt.br/pub/revint/19_40.pdf> Acesso: 10/09/2011

CUNHA, Ana Maria de Jesus da, Arte Educação à distância: Uma análise da formação continuada on-line da Universidade de Brasília, Brasília, 2006
<http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=223>

Acesso: 10/09/2011

SILVA, Everson Melquiades Araújo – Tendências e concepções do ensino de arte na educação escolar brasileira: Um estudo a partir da trajetória histórica e sócio-epistemológica da arte/educação, UFPE
<http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=223>
Acesso: 10/09/2011

BARROS, Simone, OS RECURSOS COMPUTACIONAIS E SUAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NO ENSINO SEGUNDO AS ABORDAGENS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UFPE
< http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/mat061/as.htm> Acesso: 10/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário