terça-feira, 19 de abril de 2011

Hoje é Dia do Índio

Os povos indígenas são os habitantes mais antigos do Acre

  Hoje, 19 de Abril, comemora-se o Dia do Índio, uma data criada em 1943 por Getúlio Vargas através do decreto lei número 5.540.  Além das tradicionais comemorações, realizadas principalmente nas escolas, através de festas, cartazes, pesquisas, peças de teatro ou participação em eventos, busca-se com a data, valorizar a cultura indígena, resgatando tradições e provocando reflexão da sociedade com relação às manifestações culturais, sua importância e preservação.

 
foto_gleilson_miranda.jpg
Antes que o homem aqui chegasse às terras brasileiras eram habitadas e amadas por mais de 3 milhões de índios proprietários felizes da terra brasilis...pois todo dia era dia de índio, todo dia era dia de índio...” Trecho da canção : “Todo dia era dia de índio” de Jorge Ben Jor.
(Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Documentos apontam para a existência de mais de cinquenta povos de diferentes etnias, como Pano e Arawá, vivendo na região antes da chegada dos exploradores no séc. XIX e das subsequentes correrias e invasões culturais. Mas após a metade dos anos 1900, o então Território Federal do Acre iniciou as políticas oficiais para preservação da cultura indígena.

    Hoje estas políticas de preservação estão bem avançadas no Acre, que se tornou um estado capaz de abrigar tribos que convivem lado a lado com a inclusão digital.

   O grande desafio deste contraste cultural é conciliar a tradição destes povos com a tecnologia moderna, incluindo-os naquilo que é também seu direito, sem no entanto, descaracterizar suas próprias culturas. E nisto, o Acre é um grande exemplo para o Brasil. 

  No Estado, há a atuação por exemplo da Rede Povos da Floresta, “um movimento social que reúne comunidades tradicionais e indígenas, unidas por um mesmo ideal de preservação do ambiente, de suas culturas tradicionais e de seus territórios originais”, a rede foi criada em 2003  e tem como objetivo a preservação do ambiente dos recursos naturais e culturais e o morador tradicional. Assim como o registro da memória por meio das TIC's - Tecnologias da Informação e da Comunicação. De acordo com a assessoria da Rede ela “investe na infra-estrutura de comunicação e informação, inclusão digital e intercâmbio entre os diversos povos tradicionais e em recursos como georreferenciamento, radiofonia e acesso à internet, que proporcionam condições favoráveis para a defesa do território e agilidade para a realização de denúncias contra práticas exploratórias ilegais ou abusivas”.  

 


O Acre faz parte da maior Floresta do Mundo, a Floresta Amazônica, mas também é detentor de uma Floresta única no Brasil, o programa de inclusão Floresta Digital, que está levando internet gratuita à milhares de acrianos, sem distinção de raça, cor ou credo, incluindo-se povos indígenas, já que é um serviço para toda a população, que não poderia ter acesso à esta tecnologia de outra forma.

 O acesso à internet, ao contrário do que se supunha anos atrás, não colabora para a descaracterização da cultura indígena, sendo na verdade, uma das ferramentas mais importantes para o resgate de suas tradições. Ser incluído digitalmente, é também dar valor à sua voz, pois com a internet não existem fronteiras e nem distâncias inalcançáveis, já que através dela, uma pequena tribo em meio à imensidão verde consegue falar ao mundo, mostrando sua cultura, sendo ouvida, respeitada e admirada .

Conheça mais sobre a cultura indígena através da internet:

Redes Povos da Floresta: http://www.redepovosdafloresta.org.br/
Biblioteca da Floresta (Os Índios do Acre ): http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br   
Instituto Socioambiental – ISA www.socioambiental.org
Fundação Nacional do ìndio – FUNAI http://www.funai.gov.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário