quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Intel Brasil e Instituto Crescer preparam professores para trabalhar com projetos em sala de aula


Além de oferecer cursos, iniciativa lança blog com espaço para relato de experiências e conversa com especialistas


São Paulo – Com o objetivo de comemorar o Mês dos Professores, celebrado em outubro passado, a Intel Brasil e o Instituto Crescer lançaram um projeto para auxiliar os docentes a aplicarem projetos em sala de aula. Um dos destaques desta iniciativa é o lançamento do blog “Aprender com Projetos”. No endereço virtual http://aprendercomprojetos.wordpress.com, é possível encontrar um ambiente colaborativo, além de conteúdos que estimulam a utilização de ferramentas inovadoras em sala de aula.
O “Aprender com Projetos” traz relatos de experiências, conversas com especialistas em projetos educacionais, informações sobre bibliotecas e cursos, entrevistas com pesquisadores e técnicos e também enquetes.
Além do lançamento do blog, o projeto conta com a realização do curso “Aprendizagem baseada em projetos”, que pretende dar dicas e tirar possíveis dúvidas dos participantes. De curta duração, as aulas são compostas por duas fases: teóricas e práticas, com a elaboração efetiva de um projeto e emissão de certificado de 40 horas.
Outra ferramenta do projeto criado pela Intel Brasil e pelo Instituto Crescer é o Fórum de Discussão, que está interligado ao Portal do Professor do Ministério da Educação e proporciona a realização de debates, trocas de experiências gerais e também análise de projetos já criados e implementados por professores ou até mesmo em andamento.
“No Mês do Professor, resolvemos presentear este importante profissional da Educação brasileira com ferramentas inovadoras para aprimorar os seus conhecimentos e habilidades práticas. O blog, por exemplo, pretende inovar a relação professor-aluno, ampliando a qualidade do ensino em nosso País. Estamos muito contentes com o formato da iniciativa e esperamos ótimos resultados”, assinala Luciana Maria Allan, diretora-técnica do Instituto Crescer, que completa dez anos de existência e de muitos projetos realizados.
“A tecnologia é uma ferramenta essencial no desenvolvimento das habilidades do século XXI, tais como a análise crítica, criatividade e inovação, além de comunicação e resolução de problemas”, explica Nuno Simões, diretor de Relações Corporativas da Intel na América Latina. “A educação é um ingrediente essencial para o desenvolvimento do país e para melhorar a sua competitividade na nova economia e sociedade do conhecimento” completa Nuno.

Sobre o Instituto Crescer
O Instituto Crescer é uma ONG fundada em 2000 com foco em desenvolvimento humano, ampliação da cidadania e responsabilidade social. Desenvolve diferentes projetos nas áreas socioambientais, sociodigitais, de qualificação profissional e participação social. Seus principais parceiros são Microsoft, VALE, Odebrecht Óleo & Gás, Instituto Alana, Instituto Votorantim, Votorantim Metais, Conselho Britânico e EDP Energias do Brasil.

Sobre a Intel
A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/pressroom e http://blogs.intel.com.

Um comentário:

  1. Agradecemos a divulgação, colocamos um link para seu blog em http://aprendercomprojetos.wordpress.com/links/


    Aqueles que realizam o curso e o projeto, obtém a certificação Intel e tem seu projeto publicado, como esse
    http://aprendercomprojetos.wordpress.com/2010/12/05/projeto-de-aprendizagem-diversidade-cultural/

    ResponderExcluir