quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Curso on-line sobre as habilidades do século XXI

Fábio Carvalho
11-Jan-2010

É fácil constatar que, hoje, não só os alunos procuram os telecentros para estudarem e realizarem pesquisas, mas também, que muitos professores utilizam estes espaços com finalidades semelhantes, chegando inclusive a praticamente se formarem neste ambiente (como o caso do Pr.Moisés Carneiro Torres). Por isso, sempre que se fala em cursos virtuais, principalmente os ligados à educação, são neles que pensamos.

botao.jpgEntre as diversas opções de cursos disponíveis gratuitamente na internet, na área educacional, um dos que se destacam é o Aprendizagem Baseada em Projetos, curso disponibilizado pelo Instituto Crescer e pela Intel desde Outubro de 2010, que busca auxiliar os docentes a aplicarem projetos em sala de aula através de muita interatividade em flash. Há ainda diversas ferramentas de apoio ao usuário que realiza o curso, como o blog “Aprender com Projetos e um Fórum de Discussão, que além de proporcionar a “realização de debates, trocas de experiências gerais e também análise de projetos já criados e implementados por professores ou até mesmo em andamento” é interligado ao Portal do Professor do Ministério da Educação. “Estamos muito contentes com o formato da iniciativa e esperamos ótimos resultados”, assinala Luciana Maria Allan, diretora-técnica do Instituto Crescer.

Vale a pena também, conhecer as outras seções do blog, como Biblioteca, com diversos artigos interessantes dentro da filosofia wiki e de esclarecimento de dúvidas com relação ao projeto, assim como Entrevistas, onde se pode verificar a visão de profissionais da área sobre o assunto (leia a entrevista com Stela Piconez) e Relatos, com depoimentos e experiências de estudantes do curso. interatividade.jpg

O participante necessita não apenas fazer o curso, mas também, realizar um projeto para validação. O tempo do curso é de 16 horas, mas com o tempo gasto com a preparação a carga aumenta “O projeto validado pelo especialista concederá a ele um certificado com carga horária de 40 horas”.

O Floresta Digital oferece não somente acesso à tecnologia e à internet, mas acima de tudo, visa capacitar seus usuários, tornando-os autônomos e colaborativos, antenados com as habilidades do século XXI. Por isso, os professores não devem perder tempo e realizarem o curso, seja em casa, através do sinal gratuito do Floresta Digital ou dos telecentros.

Afinal, o que é aprendizagem baseada em projetos?

A aprendizagem baseada em projetos envolve uma mudança de papéis em sala de aula para o professor, alunos e membros da comunidade. O ensino baseado em projetos é diferente em comparação às salas de aula convencionais. No ensino baseado em projetos, os alunos estão no centro do processo de aprendizagem, se engajam em estudos de longo prazo, de tópicos, conectam sua aprendizagem à realidade, colaboram, participam da tomada de decisão e usam uma série de avaliações ao longo do projeto.

Acesse: http://aprendercomprojetos.wordpress.com/o-curso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário