sábado, 3 de julho de 2010

A importância do espaço de atuação

O espaço de atuação é importantíssimo para o modo como se vê, estuda e pratica o teatro. Já não é possível crer que apenas um palco e um belo cenário, rico em detalhes, suntuoso e imponente. Claro que dependendo do que será apresentado sobre o palco é até cabível, mas não naquilo que se entende como usual.

Muitas vezes esta grandiosidade é mero exagero, criado propositalmente para esconder as falhas do plano geral. Desta forma, não se pode ignorar também o ator, como parte do cenário e da trama do espetáculo. Não basta ter um ator e um texto, há diversas nuances à sua volta. Uma emoção pode ser valorizada pelo cenário e principalmente pelo jogo de luz e sombra incidindo sobre o ator, como ensinou Appia, que inseriu “a primazia no uso artístico da luz na cena e na reflexão sobre as implicações desta conquista expressiva”.

Da mesma forma, a música, que nos influencia nas banalidades da vida, acaba tendo uma importância enorme no teatro. A música atinge diretamente o ponto chave de qualquer apresentação artística, a emoção. Imagine a emoção que Wagner causa só o ouvindo em duas caixinhas de som no computador, compare com a sensação de uma ópera onde a orquestra o brinda com uma massa sonora de uma cavalgada de Valquírias caindo sobre a platéia.

Esta emoção é ampliada por todos estes fatores mencionados, e a junção deles, se bem realizada leva o público à catarse e conhecer estas nuances artísticas e usos técnicos é o ideal a ser buscado. O artista deve ser como Appia:

A. Appia ficou sendo mais conhecido pelas aplicações técnicas de sua obra, relacionadas com a iluminação (luz móvel, focos precisos e

variáveis) e a tridimensionalidade da cena (espaço de atuação em relações concretas entre o corpo do ator e os objetos de cena ), padrões mínimos de encenação hoje largamente adotados. Mas seus escritos revelam um horizonte de questões que se tornaram fundamentais para pensar a

realização teatral”


Referências:


APPIA, Adolphe, Encenando com a Luz


DUDEQUE, Norton, O drama Wagneriano e o papel de Adolphe Appia em suas transformações cênicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário