sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sebastião Salgado



Sebastião Salgado inicialmente formou-se em economia pela USP, mas após uma viagem à África descobriu o gosto pela fotografia. Lançou diversos livros, como : Outras Américas, Sahel: O Homem em Pânico (ambos de 1986), este último, fruto da colaboração com a ONG Médicos sem Fronteiras cobrindo a seca no Norte da África.
Em 1981, se torna mundialmente conhecido, foi o único fotógrafo a registrar a tentativa de assassinato do então presidente dos EUA, Ronald Reagan, fato que lhe rende prestígio e o coloca em evidência. Entre 1986 e 1992, publicou Trabalhadores, uma documentação do trabalho manual em todo o mundo, conseguindo assim confirmar sua ótima reputação de fotodocumentarista. De 1993 a 1999, o desalojamento em massa de pessoas rendeu Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, publicados em 2000, trabalhos aclamados em todo o mundo. Admirado e reconhecido por seu trabalho, Sebastião Salgado foi prestigiado com os principais prêmios de fotografia do mundo. Fundou em 1994 a agência de notícias “Imagens da Amazônia”.
Contribuiu extensamente com organizações humanitárias como a UNICEF, a Organização Mundial da Saúde, a Anistia Internacional, etc. Atualmente, em um projeto conjunto do UNICEF e da OMS, Sebastião está documentando uma campanha para a erradicação da poliomielite em todo o globo.
Gourma-Rharous. Fotos do Mali (1985)


Sebastião Salgado trabalha apenas com fotos em preto e branco, mas acima de tudo é detentor de um estilo único de fotografia, onde a contraluz é usada sabiamente, instintivamente. Acusado de estetizar a miséria por seus delatores, ele na verdade, usa a miséria como ponto de partida para sua denúncia, pois seu trabalho é antes de tudo jornalístico, “Dizer que faço foto de arte, ah, isso não rola comigo. Porque sou repórter, tenho carteira de jornalista, nossa agência, a Amazonas Images, é de imprensa”.A arte de suas fotos é natural, não intencional.
Ao mesmo tempo em que suas fotos revelam a miséria, revelam também a sua alma, sua visão única de mundo, onde a esperança reflete nos olhos de crianças maltrapilhas, ou como na foto tirada no Hospital Gourma-Rharous em Mali, tirada em 1985, jornalísticamente temos uma mulher velha com as mãos magras sobre a cabeça, como se em desespero e sem resquícios de qualquer esperança. Principalmente se considerarmos o contexto no qual a foto foi tirada. Entretanto, há mais que isso nesta foto. Há nela uma beleza tão graciosa, um equilíbrio tão perfeito que não é difícil a vermos com os mesmos olhos pelos quais olhamos uma Monalisa ou uma Vênus. Entretanto, com uma diferença, estas nos parecem personagens distantes, alegorias, criações e não pessoas reais, o que não ocorre com esta foto. E por isso, há de imediato, simpatia. A mulher é real, poderia estar não em Mali, mas no hospital mais próximo. Poderia ser nossa vizinha, avó ou mãe. A empatia que nasce ao olhar a foto é tão grande que poderia jurar já tê-la visto. Da mesma forma, ocorre-me a que tipo de dor esta mulher já foi vítima. Mãos calejadas, ósseas, unhas compridas e rosto enrugado e pensativo, toda envolta em um pano velho e rasgado.
Esta imagem é melancólica, feia em seu tema de uma mulher decrépita, mas traz consigo uma beleza imensa em sua totalidade, quase como uma poesia visual. Como se nas entrelinhas da composição se escondesse mensagens de esperança, aceitação, de uma felicidade que está para chegar. Ela parece no leito de morte, mas por algum motivo me parece aceitar seu destino de bom grado, como se estivesse apenas esperando o findar de sua missão. Arte é isso, e a beleza desta foto reside no sentimento de proximidade que ela nos causa. Só faltou um crucifixo no peito ou na parede para que eu me ajoelhe, reze e enxuge os olhos após pedir perdão.



Bibliografia Relacionada:


Da Imagem < http://daimagem.multiply.com/photos/album/5/5> Acesso: 26/10/2009
Fotozine <http://www.fotozine.com.br/2009/05/genesis-novo-trabalho-de-sebastiao-salgado.html> Acesso: 26/10/2009
Estadao.com.br <http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art433790,0.htm> Acesso: 26/10/2009
Girafamania.com.br <http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-sebastiao-salgado.html> Acesso: 26/10/2009
LocalHost Um pouco de tudo <http://www.localhost.com.br/2008/12/apresentando-o-fotografo-sebastiao-salgado/> Acesso: 26/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário