segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A Companhia de Jesus e sua relação com a prática do teatro no Brasil

Após o século XVI, Portugal iniciou o processo de colonização do Brasil, como havia o interesse de se catequizar os índios, os Jesuítas (Padres da Companhia de Jesus) trouxeram sua fé até os índios, e com ela, sua cultura, literatura, e também, o teatro. Encontraram junto aos índios, uma grande predisposição natural para a música e a dança, além os rituais de seu povo. Não tardou para que assim, o povo indígena tivesse seu contato com o teatro português, que tinha à época um caráter pedagógico e acima de tudo bíblico. Tudo isso graças, principalmente, ao Padre Anchieta, autor entre outros de “Auto de Pregação Universal”, escrito entre 1567 e 1570.
Os autos sacramentais continham caráter dramático e tinham sempre uma abordagem impregnada de elementos cristãos da catequese, com um fundo moralista e didático. Além dos autos, o presépio, que passou a ser parte das festas folclóricas foi também introduzido pelos jesuítas no país.
O teatro era muito utilizado com este fim por diversos motivos, entre eles, a já citada predisposição dos índios e pela eficiência de uma representação, que era mais eficaz que os sermões tradicionais. Usando a cultura indígena como tema, com o propósito de atingir os índios, as primeiras representações foram escritas pelos Jesuítas, abordando coisas que eram próprias de sua cultura. Obviamente, inserindo os dogmas da Igreja e usando muita hagiografia (biografia ou escritas dos santos. Nas peças era comum representar personagens santos, demônios, ou apenas representações simbólicas, como a Ira de Deus sobre os pecadores, o temor a Deus, a santidade dos atos, etc. o teatro escrito e apresentado pelos jesuítas foi também usado no combate à antropofagia e personagens femininos eram proibidos (exceto santas). Até 1584 estas peças eram escritas ainda em português (e até em Tupi), mas a partir de então, passaram a ser escritas em latim.
Após a consolidação da obra missionária dos jesuítas no séc. XVII, as peças escritas por membros da Companhia de Jesus começaram a escassear, culminando com um declínio no teatro dos jesuítas e passam a depender de ocasiões especiais em festas religiosas ou cívicas para serem realizadas.
Referências Bibliográficas:
TAVARES, Célia Cristina da Silva, Os Jesuítas no Brasil, < http://bndigital.bn.br/redememoria/ciajesus.html> Acesso: 05/10/2009
Primórdios do teatro no Brasil: a catequese <http://estudosdeteatrobrasileiro.blogspot.com/2008/04/teatro-como-catequese-o-primeiro-passo.html> Acesso: 05/10/2009
O teatro no Brasil<http://www.sistemaodia.com/blogs/o-teatro-no-brasil-12490.html> Acesso 05/10/2009
ARNAUT DE TOLEDO, Cézar de Alencar, RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins, RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano, O TEATRO JESUÍTICO NA EUROPA E NO BRASIL NO SÉCULO XVI < http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_031.html> Acesso em 05/10/2009

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