sábado, 10 de outubro de 2009

Sites legais:

IDETI - http://www.ideti.org.br/
IDETI é a sigla para Instituto das Tradições Indígenas, uma ONG criada com o objetivo de proteger, resgatar, divulgar e promover a cultura e o conhecimento dos povos indígenas do Brasil. Como diz Wabuá Xavante "Ninguém respeita aquilo que não conhece. Precisamos mostrar quem somos, a força, a beleza, a riqueza da nossa cultura. Só assim vão entender e admirar o que temos." E o site do IDETI segue esta mesma proposta.
Entre suas seções, encontramos a “Projetos”, onde encontramos além de suas descrições, os resultados. Outra seção de fundamental importância é “Diversidade”, onde encontramos descrições dos povos indígenas relacionados ao IDETI bem como de suas culturas. E, para finalizar, vale uma passada em “Serviços”, onde encontramos detalhes de serviços e atividades que visam divulgar a cultura indígena, como exposições, palestras e oficinas.
Na verdade, um site institucional, bem construído, com recursos simples em flash, mas com ênfase em seu bem mais valioso, o conteúdo. Infelizmente o escopo do site é limitado às aldeias associadas ao IDETI, pois se expandisse seu leque para outras das diversas etnias brasileiras, seu conteúdo seria ainda mais rico e evidenciaria ainda mais a sua missão “Fortalecer a identidade e a diversidade dos povos indígenas de nosso país”.

Funai - http://www.funai.gov.br/
Para quem deseja conhecer um pouco mais das várias etnias indígenas do Brasil, o site da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) é um bom início, já que ela é um órgão governamental que visa estabelecer e executar a Política Indigenista no Brasil.
Entre as várias informações disponíveis destaca-se a seção “Índios do Brasil”, onde encontramos informações específicas sobre povos, terras e demarcações, músicas indígenas (com descrição e trechos de algumas em MP3 para se ouvir), História e política indigenista e alguns personagens históricos ligados ao tema indígena como Marechal Rondon. Outra seção de destaque é a “Galeria de Fotos”, onde encontramos uma vasta quantidade de fotos das mais diversas ocasiões, como Semana do índio, Fórum Social Mundial em Belém do Pará, etc. Vale ressaltar que as fotos são todas muito bem tiradas e com boa qualidade de visualização na internet.
Enfim, é site rico em conteúdo, mas a parcialidade é seu ponto fraco, pois por ser governamental não é possível encontrar nele uma visão menos romantizada da situação indígena, ainda hoje sofrendo com muitas questões em aberto que não mostradas em sites ligados a órgãos governamentais, pois ferem a imagem de bons serviços prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário