quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Guerra do Fogo


O filme franco-canadense “A Guerra do Fogo” de Jean-Jacques Annaud é em uma visão superficial, uma história sobre homens-primatas de tribos diferentes digladiando-se por causa do fogo. Entretanto, em uma análise mais aprofundada, percebemos que há muito mais que isto por baixo dos grunhidos e rosnados destes ancestrais do homem moderno.
Encontramos no filme várias questões a se analisar, tais como as relações afetivas, a evolução tecnológica, descobertas científicas (como a “fabricação” do fogo), as relações entre o ser e o meio, entre outras, mas principalmente com relação à linguagem. Fica claro no transcorrer do filme a diferença entre a comunicação dos grupos, onde um se comunica a base de grunhidos, gestos agressivos e urros, enquanto o outro já possui uma comunicação mais evoluída. Nestes grupos, é evidente também a forma distinta de encarar os processos naturais, já que o primeiro trata o fogo como “sobrenatural”, sendo mais escravos dele que seus senhores, o que ocorre ao contrário com a outra tribo, capaz de criá-lo naturalmente. O aspecto sócio-afetivo do filme também fica evidenciado no relacionamento inter-tribal que acaba ocorrendo, mostrando um desenvolvimento sexual e afetivo entre macho e fêmea. No início, os relacionamentos foram mostrados de forma grosseira, animalesca, sem o menor grau de humanização. Entretanto, após o desenvolvimento do relacionamento citado, foi-se aos poucos, evidenciando o alvorecer de uma nova perspectiva sexo-afetiva, retratada em diversos momentos, principalmente quando descobrem o sexo “realizado pela frente”, o olho no olho é o primeiro indício desta nova perspectiva.
Com tudo isso, fica claro que a busca pelo fogo empreendida serve apenas como pano de fundo para diversas questões antropológicas, todas elas girando inicialmente em torno do fogo e de sua preservação, mas depois, indo além, e tornando possível pelo simbolismo de sua busca, trabalhar em um filme “semi-mudo” a verdadeira proeza alquímica do fogo, a transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário